NRF 2023: vem conferir os insights do 2º dia

Liderança, sustentabilidade, mercado pet e muito mais. O 2º dia de NRF foi marcado pela pluralidade de assuntos.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

O alto nível dos conteúdos do 1º dia de NRF se manteve no que foi apresentado na segunda-feira. Com a participação de grandes nomes do varejo, as empresas gaúchas que estão participando da imersão do Sebrae RS puderam acompanhar insights e tendências em primeira mão.

O Sebrae RS realiza imersão na maior feira de varejo, a NRF 2023.

 

A importância de se colocar em primeiro lugar.

O 2º dia de NRF 2023 começou tocando em temas essenciais para os empreendedores. Simone Biles, atleta olímpica americana, trouxe a necessidade dos líderes se colocarem em primeiro lugar, cuidando da mente e do corpo, para que possam ser uma liderança positiva e contribuir da melhor maneira para o seu time. Afinal, as equipes são reflexos de sua liderança. Ela ainda destaca: “O caminho para o sucesso é uma linha sinuosa e o que definirá você é como lidará com as suas dificuldades.”

 

Autenticidade é a palavra-chave.

O painel “O futuro da liderança no varejo”, com os líderes da Target, reforçou a importância de trazer a sua essência para o dia a dia da empresa. Compartilhar a vida pessoal com a equipe vai ampliar a empatia, confiança e colaboração do time. Isso porque uma cultura de atendimento deve ser baseada em autenticidade.

Além disso, a diversidade deve ser um valor inegociável para as empresas. Na Target, ela se materializa em um design inclusivo para as roupas, contemplando corpos e tons de pele diferentes. Esse tipo de iniciativa se transforma em realidade porque o time sempre foi muito diverso e, como sabemos, diversidade também é sinônimo de sucesso nos negócios, pois conecta a marca com todos os perfis de clientes.

 

O que esperar do futuro?

Na palestra “Future Drivers 2025”, Andrea Bell, VP of consumer insights da WGSN, trouxe algumas previsões para o varejo nos próximos anos. A criatividade individual e coletiva vai gerar grandes soluções para os desafios econômicos, sociais e ambientais. E aqui fica explícito, mais uma vez, a importância da diversidade.

Já ouviu falar em ansiedade algorítmica? Ela é uma realidade. Inclusive, é possível afirmar que, em diversas situações, os algoritmos das redes sociais sabem mais sobre as pessoas do que elas mesmas.

Outro ponto fundamental para os próximos anos é a importância da sustentabilidade. Andrea Bell traz o dado: 51% dos consumidores afirmam que a sustentabilidade é mais importante do que no ano passado (IBM, 2022). Os entrevistados também reforçam que pagariam mais por produtos sustentáveis desde que tenham certeza da sua origem. Olha a oportunidade de negócio aqui!

 

O foco principal dos investimentos de mídia vai mudar.

Os grandes varejistas estão transformando seus e-commerces em plataformas de mídia digital. No painel “Redes de Mídia de Varejo: como a loja física impulsionará sua próxima fase de crescimento” uma informação chamou atenção.

Segundo projeção da consultoria Insider Intelligente, as plataformas que receberão maior investimento em mídias digitais em 2023 serão o Walmart e o Instacart (supermercado online). Isso só reforça a potência do varejo online, que está desbancando grandes clássicos como o Google e Meta (Facebook).

 

O que mais rolou no 2º dia da NRF 2023

– Painel “Novas possibilidades de vendas em marcas de luxo” com Renne Klein, Vice-presidente da Coach e Mei Chen, Director Fashion North América da Alibaba Group, reforça a importância de integrar ações com influenciadores no físico e no digital.

– Painel “Nutrindo as pessoas e o planeta: uma conversa com o CEO do Whole Foods Market, Jason Buechel” falou muito sobre propósito. Para ele, cuidar das pessoas, da comunidade e do meio ambiente é inegociável e isso também passa por toda a escolha da sua cadeia de fornecedores e parceiros.

– Painel “Reimaginando o varejo através dos insights dos consumidores: uma conversa com Ron Coughlin, CEO da Petco” abordou a importância de criar um ecossistema para o consumidor, facilitando a experiência dos clientes ao apostar no conceito one stop shop.

 

Quer acompanhar mais conteúdo especial, direto da NRF 2023? Participe do grupo de WhatsApp do Sebrae RS voltado ao varejo. Clique aqui.

 

 

Acesse também:

 

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: