Inteligência Artificial e o seu impacto nos pequenos negócios

Seja qualificando a atuação de empresas ou criando novas oportunidades, tecnologia tem impacto positivo no empreendedorismo

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Quem está atento às novas tendências de mercado em 2023, tem grandes chances de já ter ouvido falar em Inteligência Artificial (IA) recentemente. O termo tomou conta de muitas rodas de conversa e da mídia, especialmente na carona da popularização de uma de suas ferramentas mais populares – o ChatGPT. Como toda a inovação de base tecnológica, a IA impacta diretamente a vida das pessoas. E no universo empreendedor isso não é diferente.   

“A Inteligência Artificial tem um impacto significativo no empreendedorismo atual e moldará ainda mais o futuro próximo”. Quem aposta nisso é Marcel Jientara, CEO da Alana AI. Alguns números da startup, aliás, deixam isso bem claro. O uso de ferramentas de IA respondeu por cerca de 570 mil interações entre a empresa e seus contatos no ano de 2021. Grande parte se refere a ações de marketing e de atendimento ao cliente, mas as possibilidades vão muito além.  

 

  • Automatização de processos;  
  • Análise de dados em alta performance;  
  • Escalabilidade de ações.   

Os três exemplos acima ilustram alguns dos principais ganhos imediatos que a IA pode trazer aos negócios. E todos eles vêm acompanhados da segurança e assertividade como grandes diferenciais.   

Que empresa, aliás, não quer ser mais rápida e assertiva? Independentemente do nicho de atuação, os quesitos apontados acima são pontos que impactam diretamente a tomada de decisões estratégicas que podem e devem servir para alavancar a performance das empresas. Mas não somente isso.   

Jientara destaca que a IA será responsável não somente pela qualificação de processos já existentes, mas pelo surgimento de novas oportunidades, como:   

  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços;   
  • Criação novos mercados e modelos de negócios;  
  • Melhor segmentação de mercados e personalização de soluções em tempo real.

“Os empreendedores precisam abraçar a Inteligência Artificial como uma ferramenta para impulsionar a inovação, enquanto mantêm a habilidade única de pensar criativamente e adaptar-se às necessidades em constante evolução do mercado”, acredita.   

Foco e mãos à obra   

Ter clareza no objetivo a ser alcançado. O que pode até parecer um item elementar do planejamento de um pequeno negócio, é também um dos principais aprendizados reforçados pelo gestor de projetos em inovação do Sebrae RS, Gustavo Moreira, no retorno ao Brasil depois de uma imersão na última edição do Collision – um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, realizado em Toronto, no Canadá, no último mês de junho. “Sempre que uma nova tendência surge é natural que todos queiram entrar na onda. No caso das empresas, muitas delas manifestam interesse na aplicação da IA, mas não sabem como iniciar essa jornada”, conta.   

Redução de custos, otimização de processos, ganho em agilidade e aumento de vendas são objetivos que todo e qualquer empreendedor busca diariamente. Mas para dar este pontapé inicial no uso de IA no âmbito dos pequenos negócios, é necessário que o mesmo seja estruturado. E com foco na dor a ser sanada.   

  • Passo 1:identificar objetivo a ser alcançado;  
  • Passo 2: montar estrutura (física e de pessoas capacitadas);  
  • Passo 3: mapear processos para receber e fazer o melhor uso dessa tecnologia;  
  • Passo 4: execução e mensuração de performance.  

Com um vasto leque de ferramentas disponíveis no mercado – desde gratuitas até softwares de alto investimento -, dar o primeiro passo para adotar a IA em uma pequena empresa pode parecer desafiador. Porém, é com otimismo que Moreira trata do desafio que, faz questão de ressaltar, é algo tangível.  

“Existem várias ferramentas que a gente pode trabalhar na área de IA. O desafio é conhecer possibilidades, escolher as que mais atendem suas necessidades e começar logo, testando e pensando no desenvolvimento de alguma ideia na área a ser contemplada, com foco no baixo custo e no alto impacto”, acredita.  

Veja outros Conteúdos Especiais 

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: