Conhecimento e inovação: o olhar otimista de Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri, criadora do Me Poupe!, falou com exclusividade ao Blog do Sebrae RS em passagem pelo estado

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

“Com o Sebrae eu falo sim, claro.  Estamos do mesmo lado!”, a reposta espontânea da jornalista especialista em finanças, Nathalia Arcuri, deu o tom certo de que, apesar de breve pela agenda, a conversa, durante sua passagem por Porto Alegre no South Summit Brazil 2023, seria produtiva. E muito objetiva e otimista.

Para quem atua na missão de impactar mais de 14 milhões de pessoas todos os meses, que consomem os conteúdos do Me Poupe! (https://mepoupe.com) – intitulada a “maior plataforma de entretenimento financeiro do mundo” -, os minutos são sempre preciosos quando o assunto é inovação e conhecimento.  

Acesso ao conhecimento 

Seja no seu canal de Youtube ou nos bastidores de um grande evento internacional de inovação, os verbos mais usados por Nathalia parecem ser sempre os mesmos: desmistificar e socializar.

No caso, a informação e o conhecimento. “Nossa missão de quem trabalha com educação – como é a do Sebrae também – é essa: fazer com que os conteúdos cheguem até as pessoas da forma mais simples possível”, explica.   

Levando esta visão ao contexto do empreendedorismo e dos pequenos negócios, a palestrante, que integrou o painel “Da gestão pedagógica à transformação social”, pontua que o acesso à informação e ao conhecimento deve ser porta de entrada para o desenvolvimento pessoal – e consequentemente profissional – das pessoas. 

Segundo ela, muitas vezes os empreendedores desconhecem informações e oportunidades que estão ao seu redor e que, por consequência, não as desenvolvem.

“É preciso entender a vida e o contexto em que estão inseridos para mostrar suas possibilidades deste público (empreendedores de pequeno porte).

No momento que eles conseguem saber que existem alternativas para questões como investimentos, por exemplo, eles passam a entender que há outras formas de conseguir e utilizar recursos”, explica. 

Inovação no DNA dos brasileiros 

Quando o assunto é inovação – a palavra mais citada por quem circulou pelo Cais Mauá, em Porto Alegre, durante o South Summit Brazil 2023 – a fundadora do Me Poupe! não poupa – vejam só – elogios aos brasileiros.

“A inovação vem da criatividade. E a criatividade vem de diferentes tipos de conhecimentos, como vivências pessoais, por exemplo. Nós brasileiros somos cheios de vivências, por isso somos criativos”, acredita.  

Contudo, a influenciadora considera que essa condição não deve ser encarada como fim, e sim, como ponto de partida. “É importante contar com a nossa capacidade de inovar e de empreender que nos são naturais.

Mas imagine se conseguíssemos adicionar mais camadas de complexidade a isso, engrossando o nosso suco criativo. Imagine a potência que poderíamos ser”, diz.  

E o futuro? 

Se conhecimento é ponto de partida, o futuro, ainda que incerto, é visto com certo otimismo por Nathalia. “A mulher que está na favela nesse momento inovando está trabalhando com os recursos que ela tem. Imagina se ela tivesse na mão os recursos tecnológicos e soubesse usar, por exemplo o ChatGPT para ajudar no seu negócio?”, provoca.  

Ao ser questionada sobre em quem investiria mais em nome da inovação – se em pessoas ou tecnologia – a especialista é enfática. “Pessoas ou tecnologia? Pessoas!

São as pessoas que fazem a tecnologia. Aliás, de que serve a tecnologia se não para melhorar a vida dos seres humanos”, acredita. 

Veja outros Conteúdos Especiais

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: