NFS-e: importância e benefícios para os MEIs
Blog do Sebrae RS mostra algumas vantagens que Micro Empreendedores Individuais podem usufruir ao emitir NFS-e
Atualizado em: Leitura: 2 minutos
Está chegando o prazo para o início da obrigatoriedade no uso do Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) para o MEI. Antes previsto para abril deste ano, o novo sistema será obrigatório a partir do primeiro dia de setembro. O acesso é gratuito e online pelo www.gov.br/nfse.
Mas, você já parou para entender todos os benefícios que o MEI tem com isso? O Blog do Sebrae RS elencou alguns motivos pra mostrar pra você, que é MEI, a importância e os benefícios de emitir Notas Fiscais, que vão desde aspectos legais até vantagens operacionais e financeiras.
Regularização fiscal
A emissão da NFS-e ajuda a manter a situação fiscal do MEI regular, contribuindo para evitar problemas com a Receita Federal e outros órgãos reguladores, garantindo a continuidade das atividades sem interrupções indesejadas.
Acesso a crédito e benefícios
A regularidade fiscal pode ajudar o seu negócio em uma eventual obtenção de linhas de crédito e benefícios financeiros destinados aos MEIs. Ter um histórico fiscal positivo pode facilitar o acesso a recursos para investimentos e expansão.
Acesso a crédito: As Notas Fiscais emitidas podem apoiar à comprovação de renda, especialmente na obtenção de um empréstimo, por exemplo. Isso demonstra a capacidade de pagamento e a saúde financeira do negócio.
Benefícios: aproveitar as vantagens disponíveis para a sua categoria, como não precisar pagar percentuais de impostos e contribuições sobre cada NF.
Profissionalismo e credibilidade
A NFS-e confere um ar profissional ao MEI, demonstrando comprometimento e seriedade nos negócios. Isso pode aumentar a confiança dos clientes e parceiros comerciais, refletindo positivamente na imagem da empresa. Entenda a diferença entre NF-e e NFS-e clicando aqui.
Controle financeiro
Com todas as transações registradas pelo NFS-e, você tem uma maior e mais preciso controle financeiro. Esse histórico facilita o acompanhamento do faturamento, receitas e despesas, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros do negócio.
Garantia de mais uma gama de clientes
Muitos clientes exigem a emissão de nota fiscal para formalizar a transação de serviços. Ao emitir a NFS-e, o MEI atende a essa demanda e evita perder oportunidades de negócio devido à falta de documentação adequada.
Dispensa da emissão
O MEI é dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, salvo quando for solicitado, em atendimento ao Código de Defesa do Consumidor. Se o serviço prestado for destinado a outra empresa (Pessoa Jurídica), a emissão de NF é obrigatória.
A emissão da NFS-e não é apenas uma obrigação burocrática, mas uma prática essencial e vantajosa para o funcionamento legal e saudável do negócio do Micro Empreendedor Individual.
Veja outros posts:
- Boas práticas para bares e restaurantes
- Gestão de estoque: como vender mais com menos?
- 6 dicas para empresas de engenharia captarem clientes
- Turbine seu negócio de turismo com estratégia de redes sociais
- Sucesso nas redes: saiba como medi-lo
- Fluxo turístico no RS: Detalhes da pesquisa do Sebrae RS
- Arquitetura e negócios: como conquistar novos clientes?
- Vendas por WhatsApp: 6 dicas para o setor do turismo
- Engenharia de cardápio: 5 dicas para o seu restaurante aplicar o conceito
- Moda de milhões: 5 dicas para um perfil atraente
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: