Arquitetura e negócios: como conquistar novos clientes?

O Sebrae RS reuniu algumas dicas para sua empresa de arquitetura engrenar na captação de clientes

Publicado em: Leitura: 2 minutos

O processo para captação de clientes em empresas, no geral, tem um desenvolvimento dividido em etapas, para quem trabalha com arquitetura não é diferente.

Selecionamos algumas das várias etapas que essenciais aqui no blog do Sebrae RS. Vamos a elas: 

Identificação do mercado-alvo 

Atualmente se fala muito em público-alvo, mas para uma empresa de arquitetura é necessário, previamente, definir seu mercado-alvo – o segmento de clientes que deseja atender.   

Há opções como residências, outras empresas, o setor público e as construtoras, por exemplo. Ter essa divisão clara no seu horizonte vai ajudar a definir o mercado-alvo, o que é fundamental para direcionar os esforços de marketing e vendas. 

Estratégias de marketing 

Com isso, chegamos ao marketing. Nesse ramo, ele tem um papel bem importante que é o de desenvolver estratégias de negócios e captação eficazes para promover seus serviços.  

Desde criação de um site profissional, ao uso de redes sociais para divulgar projetos e ideias até a participação em eventos do setor ou a busca por espaços em revista voltadas à arquitetura, dependendo de cada caso e sempre buscando dar visibilidade à empresa e atrair potenciais clientes. 

Captação e qualificação de leads 

Depois do marketing ter definido sua estratégia, o próximo passo é a geração de leads, que é nada mais do que identificar potenciais clientes interessados no que a sua empresa oferece.  

Formulários de contato no site, chamadas para ações específicas em campanhas de marketing, participação em feiras ou eventos do setor, são alguns dos métodos para captação de dados do cliente. 

Em um segundo momento, é hora de, digamos, passar um “pente fino” nestes leads pois nem todos os leads gerados serão clientes em potencial relevantes para a empresa. Isso é o que chamam de qualificação.  

Esse processo ajuda a verificar quais leads têm maior identificação ou possível interesse, otimizando a captação de clientes. 

Conscientização das necessidades 

Depois de otimizar a captação de clientes, o passo seguinte pode ser uma reunião inicial com eles. Durante essa reunião, o arquiteto deve ouvir atentamente as necessidades e desejos do cliente, e, assim, obter o insgiths do escopo do projeto e esclarecer qualquer dúvida. É uma oportunidade para estabelecer uma relação de confiança e demonstrar todo o seu conhecimento. 

Proposta e negociação 

Depois de ouvir o cliente, cabe ao arquiteto elaborar uma proposta com a descrição do escopo do projeto, os prazos, o orçamento estimado etc. A proposta deve ser apresentada ao cliente, e pode haver negociações e ajustes antes de chegar a um acordo final. 

Dica extra do Sebrae RS 

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