5 dicas para bombar o teu perfil de moda

A gente trouxe 5 dicas para criar ou melhorar o teu perfil de moda e ainda um curso gratuito para te ajudar nessa jornada.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Nos últimos anos, o segmento de moda tem apresentado um excelente crescimento, chegando ao maior faturamento global no e-commerce B2C (direto ao consumidor). Segundo o Valor Investe, as vendas no varejo alcançam US$ 252 bilhões por ano, com média de crescimento anual de 11,4%. Diante disso, vemos cada vez mais perfis de redes sociais relacionados ao segmento, uns se consolidando e outros não. Para fazer parte do primeiro grupo, a gente trouxe 5 dicas para bombar o perfil do teu negócio de moda. Confira!  

1) Divulgue os teus produtos

Sabia que divulgar as novidades da tua loja no Instagram pode fazer toda a diferença no negócio? Pois é! Hoje em dia, essa rede social se tornou tão importante quanto a vitrine de um espaço físico.

Por isso, aí vai a dica: Encontre um cenário para fotografar os teus produtos e publique nas redes sociais. A ideia aqui é manter o foco no produto, assim, as chances de chamar a atenção dos clientes são mais altas. E não para por aí! Que tal gravar um Reels mostrando a peça em ação? Ou então, convidar uma cliente para participar da gravação? Esses tipos de conteúdos têm um alcance ainda maior e podem atrair novos seguidores e potenciais clientes pra ti.

2) Utilize o máximo de ferramentas disponíveis

Quando se trata de bombar nas redes sociais, é importante explorar todas as ferramentas disponíveis. Como falamos antes, produzir um Reels pode ser uma ótima forma de aumentar o alcance do teu perfil. No entanto, não podemos subestimar o poder dos posts estáticos e de todas as outras funcionalidades que o Instagram oferece.

Uma dica valiosa é manter os teus stories sempre atualizados, pois são eles que vão manter o teu público engajado e aumentar a visibilidade dos posts no feed. Lembre-se de reservar um tempo todos os dias para compartilhar conteúdos interessantes, bastidores do teu negócio e até mesmo promoções exclusivas nos stories. Além disso, não podemos deixar de mencionar a importância da própria loja do app. Como já destacamos, o setor da moda é um dos que mais movimentam o e-commerce, e aproveitar todas as oportunidades de venda é essencial para o sucesso da tua empresa.

Por fim, outra estratégia interessante é investir em transmissões ao vivo. As lives permitem uma interação direta com o público, criando um vínculo mais próximo e autêntico. Aproveite esse espaço para mostrar detalhes dos produtos, responder a perguntas dos clientes em tempo real e até mesmo realizar sorteios e promoções exclusivas para quem estiver assistindo.

3) Mantenha teu perfil ativo  

Hoje em dia, com a quantidade de conteúdo consumido diariamente, é vital para qualquer perfil se manter na timeline o máximo possível. Por isso, a nossa sugestão é postar conteúdos que estimulem a participação dos teus seguidores e não deixar ninguém sem resposta, seja nos comentários de uma publicação ou até mesmo em reposts dos stories.

Para incentivar a participação dos teus seguidores, faça perguntas, enquetes, desafios e até mesmo convites para compartilhar experiências relacionadas ao teu produto ou serviço. Ao estimular a interação, é possível manter o teu público interessado e criar um senso de comunidade em torno da tua marca.

algumas dicas de perguntas para enquetes no instagram

4) Analise as tuas publicações  

Já parou para analisar quais publicações têm gerado mais engajamento e vendas no teu perfil do Instagram? Se não, está na hora de começar a utilizar os insights disponibilizados pelo próprio aplicativo para entender o comportamento dos seguidores e melhorar os resultados. Confira o passo a passo:

1) Acesse os insights
Em primeiro lugar, acesse a seção de Insights do teu perfil comercial do Instagram. Lá, tem uma série de métricas sobre o desempenho das publicações, incluindo interações, alcance, conversões em vendas e muito mais.

2) Analise as métricas relevantes
Analise cuidadosamente as métricas disponíveis e identifique quais publicações tiveram mais interações, alcance e conversões em vendas. Observe também se essas interações vieram de seguidores ou não seguidores, pois isso pode indicar o potencial de crescimento do teu público.

3) Identifique padrões e tendências
Procure por padrões e tendências entre as publicações de maior sucesso. Isso pode incluir o tipo de conteúdo (fotos, vídeos, carrosséis, etc.), o horário de postagem, o tom da mensagem e até mesmo o estilo visual.

4) Repita e ajuste
Com base nessas análises, identifique quais tipos de conteúdo devem ser repetidos e em que momentos. Se uma determinada postagem gerou muitas vendas, por exemplo, considere replicar o formato ou o tema em futuras publicações. Ao mesmo tempo, esteja aberto a ajustes e experimentações para continuar otimizando os resultados.

5) Siga trends: Look do dia  

Para finalizar nossas dicas sobre como impulsionar o teu negócio nas redes sociais, não podemos deixar de mencionar uma tendência que continua em alta: o famoso “look do dia”. Essa prática não só aumenta o engajamento do teu perfil, como também mostra que a tua marca está sintonizada com as últimas tendências da moda.

Postar um look completo por dia pode ser uma estratégia poderosa para conquistar a atenção dos teus seguidores e potenciais clientes. Além de demonstrar o estilo e a personalidade da tua marca, essa prática também permite que apresentar, de forma criativa, como os teus produtos podem ser combinados e utilizados no dia a dia.

Muita coisa, né? Fica tranquilo, a gente te dá uma ajuda ainda mais aprofundada com o nosso curso gratuito “Venda online com marketing raiz: WhatsApp e Instagram para lucrar mais”. Aproveite!

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: