Boas práticas para bares e restaurantes

O Blog do Sebrae RS separou algumas dicas para boas práticas em bares e restaurantes usando como base uma importante resolução da Anvisa

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Para um bar ou um restaurante, boas práticas bem estabelecidas são fundamentais e, para isso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou uma resolução, uma espécie de manual para que os donos destes estabelecimentos se guiem. 

O intuito da RDC 216/2004 é estabelecer requisitos higiênico-sanitários para serviços de alimentação, buscando garantir a qualidade e a segurança dos alimentos oferecidos ao público. O blog do Sebrae RS destacou algumas delas para você ficar de olho. 

Além disso, o Sebrae RS te oferece gratuitamente o material de apoio Manual de Boas Práticas para serviço de alimentação, clique aqui e garanta o seu. 

Agora, vamos às dicas: 

Higiene pessoal e das instalações 

Os colaboradores devem seguir boas práticas de higiene, incluindo lavagem adequada das mãos, uso de uniformes limpos e proteção capilar (como toucas ou redes). 

Já as áreas de preparo, armazenamento e manipulação de alimentos devem ser higienizadas regularmente. Superfícies de contato com alimentos devem ser limpas e desinfetadas adequadamente. 

Controle de temperatura e da validade dos alimentos 

Os alimentos devem ser armazenados e mantidos em temperaturas adequadas para evitar a proliferação de bactérias e outros microrganismos. Produtos vencidos não devem ser utilizados no preparo dos pratos. 

Capacitação dos funcionários 

Todos os colaboradores devem receber treinamento adequado em relação às boas práticas de manipulação de alimentos. 

Veja outros posts:

Armazenamento seguro 

Os alimentos devem ser acondicionados corretamente em recipientes limpos e seguros, evitando a contaminação cruzada. Também é fundamental garantir o acesso a uma fonte de água segura para uso nas atividades de preparo de alimentos. 

Documentação 

Não se pode esquecer de manter registros e documentos que comprovem o controle de qualidade dos alimentos e das práticas adotadas. 

Lembrando que este é um resumo da RDC 216/2004. É importante buscar a consultoria de profissionais especializados e seguir as orientações oficiais da Anvisa para aplicação correta das normas e para garantir a qualidade dos alimentos e a segurança dos clientes. 

 

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: