Mercopar: Conheça o maior evento de inovação industrial da América Latina
Em 2023, a Mercopar chega a sua 32ª edição focando no ESG para se consolidar como a maior feira de inovação da América Latina
Atualizado em: Leitura: 3 minutos
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a Mercopar chega a sua 32ª edição entre 17 e 20 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Foram mais de 35 mil visitantes e mais de 200 horas de conteúdo durante os quatro dias do evento, em 2022, focando na geração de negócios e promoção de conteúdo em diversos segmentos. Agora, o Blog do Sebrae RS vai te contar um pouco mais sobre este grande evento da Indústria e da Inovação.
Mercopar 2023: ESG
A feira definiu o ESG como tema da sua 32ª edição. Os princípios e boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa estarão presentes nos conteúdos dos quatro dias de programação da feira.
As novidades não param por aí: o evento deste ano tem seis mil metros quadrados de área construída, chegando aos 38 mil metros quadrados. O que significa que será 18,75% maior, em relação ao ano passado.
Mercopar Inovação
Um espaço inédito dedicado ao matchmaking de empresas âncoras com startups e empresas inovadoras, com cabine de Live Commerce para transmissões em tempo real, além de um seleto grupo de expositores que apresentarão produtos e serviços em segmentos como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (do inglês, “Internet of Things” ou IOT), visão computacional, realidade virtual e robótica.
Essas são apenas algumas das atrações confirmadas que o espaço Mercopar Inovação levará ao público durante a edição deste ano. Com cerca de 450 metros quadrados, é um dos ambientes mais dinâmicos da feira.
O espaço Mercopar Inovação funciona simultaneamente como palco, fonte de conteúdo e ponto de encontro de algumas das principais soluções de base tecnológica desenvolvidas no RS. O espaço é uma realização do SebraeX.
Projeto Comprador Digital
Uma das principais ferramentas de geração de negócios da feira, o Projeto Comprador repete este ano a estratégia de fomentar oportunidades no período pré-feira.
Criado com o objetivo de conectar MPEs para atuarem como fornecedoras de grandes players da indústria, o Projeto Comprador Digital terá agenda online no próximo dia 21/06 entre 16 grandes empresas e instituições da Indústria da Defesa e Segurança e 110 MPEs do RS.
A iniciativa é realizada por meio do Portal de Negócios do Sebrae RS e chega a 2023 contemplando novos nichos de mercado.
Para já ir entrando no clima, outras duas rodadas digitais estão previstas para os próximos meses e irão fazer parte das cadeias produtivas de setores como Indústria de Alimentos, Construção, Energia e Mineração.
Em uma ação-piloto, uma primeira rodada do Projeto Comprador Digital reuniu 80 MPEs gaúchas e 21 empresas de grande porte de seis estados brasileiros no mês de maio. Ao todo, foram agendadas 195 reuniões entre as partes envolvidas.
O que rolou na Mercopar 2022
Em 2022, uma edição histórica da feira reuniu 512 expositores – sendo 80 startups – e gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior com atuação voltada aos setores metalmecânico, da tecnologia da informação, de energia e meio ambiente, além de borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem
Veja outros posts:
- NFS-e: importância e benefícios para os MEIs
- Boas práticas para bares e restaurantes
- Gestão de estoque: como vender mais com menos?
- 6 dicas para empresas de engenharia captarem clientes
- Turbine seu negócio de turismo com estratégia de redes sociais
- Sucesso nas redes: saiba como medi-lo
- Fluxo turístico no RS: Detalhes da pesquisa do Sebrae RS
- Arquitetura e negócios: como conquistar novos clientes?
- Vendas por WhatsApp: 6 dicas para o setor do turismo
- Engenharia de cardápio: 5 dicas para o seu restaurante aplicar o conceito
- Moda de milhões: 5 dicas para um perfil atraente
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: