O que o teu negócio precisa para obter crédito

Seja pra abrir o teu próprio negócio ou pra investir em uma expansão, vem entender mais sobre crédito empresarial com a gente.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Ser dono do próprio negócio é um objetivo compartilhado por muitos brasileiros. O sonho da independência financeira e a possibilidade de gerenciar o próprio tempo são atributos que atraem cada vez mais pessoas para o empreendedorismo. Mas a jornada empreendedora envolve também muitos aprendizados e desafios, e ter o capital necessário – seja pra dar os primeiros passos ou investir na própria empresa ao longo do caminho – costuma ser um deles.  

Por isso, hoje nosso papo é sobre crédito. Neste post, vamos explorar como o crédito funciona e quais os principais pontos que os empreendedores devem levar em conta na hora de solicitar esse recurso. Confere com a gente! 

O que é o crédito? 

O crédito é uma espécie de empréstimo que pessoas e empresas utilizam para custear compras, investimentos, pagamento de dívidas ou cobertura de necessidades empresariais, como caixa e capital de giro. 

No caso das empresas, quando os empreendedores precisam de algum investimento financeiro que vá além dos seus recursos próprios, eles buscam esses investimentos através de recursos de terceiros. A opção mais comum é buscar auxílio de instituições financeiras tradicionais, como bancos e cooperativas de crédito, ou mais recentemente, das fintechs. 

Primeiros passos 

Existem diversos pontos a serem levados em consideração ao buscar crédito. Primeiramente, os novos negócios não possuem histórico financeiro e, por conta disso, podem ter dificuldade na hora de pedir empréstimos. Sem histórico, os bancos têm menos recursos para calcular os riscos de um empréstimo e, por isso, costumam conceder valores menores ou taxas de juros mais elevadas. Desse modo, pedir um empréstimo como pessoa física pode ser um caminho mais viável.  

Assim, as instituições financeiras conseguem acessar o teu histórico financeiro pessoal e oferecer melhores opções de empréstimo. Em um primeiro momento, procurar instituições com quem tu já possui algum tipo de vínculo ou relacionamento pode ser interessante, mas não deixe de avaliar outras opções disponíveis no mercado. 

Prepara tua empresa e busca informações 

Saber mais sobre crédito e se preparar pra obtê-lo quando necessário é muito importante para empreendedores, seja qual for o momento da tua empresa. Então confere abaixo algumas dicas pra preparar o teu negócio e acessa aqui pra saber ainda mais sobre crédito empresarial. 

  • Organiza tuas contas: Mapear as finanças do negócio e entender suas necessidades é fundamental para um planejamento eficaz. 
  • Tenha objetivos claros: É importante entender se o crédito vai ser utilizado pra capital de giro ou investimento direto, por exemplo. 
  • Mantenha um cadastro sem restrições: Ter um nome limpo e um histórico de bom pagador é essencial para ser bem-visto pelas instituições financeiras e pode facilitar o acesso ao crédito. 
  • Compara tuas opções: Pesquisar diferentes opções disponíveis e escolher aquela que oferece as melhores condições é essencial para garantir o sucesso do investimento. 
  • Quando possível, ofereça garantias: Instituições financeiras costumam conceder melhores valores ou condições pra quem oferece garantias de pagamento. 
  • Elabora um bom plano de negócios: Um plano de negócios bem elaborado pode demonstrar segurança e planejamento aos credores. 

 

E pra quem já tem o próprio negócio? 

Embora os objetivos sejam diferentes, a lógica é a mesma. Afinal, precisar de crédito não é exclusividade de quem tá começando. É bem comum que durante a tua jornada empreendedora, tua empresa recorra às opções de crédito pra colocar os planos em prática. Então, se tu já tem o tem o teu próprio negócio e tá buscando investimentos pra uma expansão, pra reforçar o capital de giro ou pra qualquer outro objetivo da tua empresa, confere algumas dicas de instituições financeiras pra buscar crédito: 

 

Pra te ajudar a planejar as finanças do teu negócio, conta com a gente! O Sebrae RS tem diversas soluções pra todos os momentos da tua empresa. Clica aqui pra conhecer algumas das nossas opções de consultorias pra desenvolver o teu negócio. 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: