6 dicas para empresas de engenharia captarem clientes

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

O processo comercial para captar clientes em empresas de engenharia tem algumas etapas comuns na maioria dos negócios, e assim como fizemos para falar de como ele funciona em estabelecimentos de arquitetura, o Blog do Sebrae RS agora preparou uma lista desses passos focando em empresas de engenharia: 

1-Defina o mercado-alvo  

Antes de começar a captar clientes, a sua empresa tem que entender seu mercado-alvo. Para isso, identifique os setores ou indústrias em que deseja atuar, quais suas necessidades e problemas para depois elaborar um modo de lidar com isso. 

2-Identifique clientes potenciais 

Depois da definição do mercado-alvo, identifique leads qualificados – que é nada mais do que identificar potenciais clientes interessados no que a sua empresa oferece.  

Isso pode ser feito através de networking, participação em eventos do setor, pesquisas na internet ou parcerias estratégicas. 

3-Utilize os clientes potenciais  

O processo de entrar em contato com os leads identificados é conhecido como prospecção. Há diversas maneiras de fazer isso, obviamente, desde ligações e e-mails até o envio de materiais promocionais ou visitas pessoais.  

Mas o que importa é o objetivo: atrair o lead e despertar seu interesse em saber mais sobre os serviços oferecidos pela empresa de engenharia. 

4-Apresente as propostas  

Para os leads interessados, a sua empresa deve preparar propostas, de preferência personalizadas, que abordem as necessidades e requisitos específicos do cliente em potencial.  

Lembra-se de destacar a experiência da empresa, mostrando e falando de outras negócios de sucesso que tenham alguma semelhança com o prospectado ou que reforcem a qualidade do seu serviço. 

5- Fidelize o seu cliente  

Depois de apresentar a proposta, há a negociação, o fechamento e a execução do projeto. Essa última, a partir do cumprimento dos prazos, dos estabelecimentos de uma boa e constante comunicação com o cliente e, por fim, da entrega de um trabalho de qualidade, está ligada a fidelização do cliente, 

Você deve a satisfação do cliente e pode até oferece algum tipo de suporte, caso encontre a necessidade. Tudo isso para manter um relacionamento positivo para um eventual novo negócio. 

6-Tenha ajuda do Sebrae RS 

Para uma maior profundidade no assunto, obtenha gratuitamente o “Infográfico Moveleiro: Processo Comercial – Escritórios de Arquitetura” do Sebrae RS clicando aqui. 

Além disso, também é interessante investir em estratégias de marketing online, como o uso de mídias sociais, conteúdo relevante em blogs ou vídeos e campanhas de anúncios segmentadas, para integrar o seu processo comercial para atrair novos clientes. 

 

Veja outros posts:

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: