Negócio apícola pode ser iniciado em espaços pequenos, mas exige busca de conhecimento técnico

O Brasil é o sexto maior exportador de mel do mundo, o que representa um valor de US$ 138,6 milhões em exportação.

Atualizado em: Leitura: 1 minuto

Em comparação com outras atividades de produção animal, iniciar um negócio apícola exige um baixo volume de investimento e a margem de lucro é alta, e o custo representa em torno de 25% da produção final. Além disso, é uma atividade que atende ao critério de sustentabilidade (meio ambiente, social e econômico). Porém, é necessário conhecer as técnicas de gestão, técnicas de produção, sanitárias e de mercado são essenciais nesse negócio. 

O primeiro passo é buscar a avaliação técnica de um especialista em apicultura e de um apicultor experiente, para verificar a possibilidade de começar o negócio no local definido. É necessário saber se a região possui boas floradas (época do desabrochar das flores), verificando quais são os tipos de flores preponderantes no local.  

Além do mel, a própolis, a geléia real, a cera de abelha e o pólen podem ser produzidos por quem trabalha com apicultura. O mais abundante é evidentemente o mel, alimento saudável reconhecidamente em reforçar o sistema imunológico, rico em minerais, proteínas e vitaminas essenciais à saúde. O Brasil, segundo a Abemel (Associação Brasileira de Exportadores de Mel), é o sexto maior exportador de mel do mundo, o que representa um valor de US$ 138,6 milhões em exportação. Além disto, o mercado interno apresenta outras possibilidades de geração de demanda pelo mel, como turismo, turismo rural, artesanato, espaços culinários, academias, panificadores, redes de hoteleiras, rede sociais entre outras. 

 


Para o negócio
 apícola ter sucesso é necessário fazer com que ele dê resultado econômico, então é fundamental investir em tecnologia e ferramentas gerencias que possibilitem a realização de um planejamento e organização do negócio, assim certamente terá sucesso se realizar uma boa gestão. O Sebrae pode auxiliar o empreendedor que quer iniciar o negócio apícola.  

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: