Gestão e planejamento da atividade apícola

É imprescindível ter gestão e o planejamento da atividade apícola, pois é desta forma que vamos tornar a apicultura profissional

Publicado em: Leitura: 1 minuto

O atual momento exige do apicultor uma mudança de cultura, entendendo a importância da sua profissionalização, que diz respeito a gestão e planejamento do seu negócio, passando a ter um comportamento de empresário rural e tratando a apicultura como um negócio. A inserção de novas tecnologias, melhoria da qualidade da produção, aumento de produtividade, acesso a mercado, entretanto, para que isto ocorra o apicultor necessita de um planejamento, desde o momento da produção até a comercialização.

 

O planejamento é muito importante, porque é a base para tomada de decisões das empresas. A competitividade, principalmente, exige das empresas estratégias que estabeleçam ações garantindo a sustentabilidade econômica, social e ambiental dos negócios frente às mudanças de mercado.

planejamento e gestão apícola

Por que planejar? É a forma que temos de nos antecipar às mudanças e aos impactos que podem vir a ocorrer antes de determinada situação ou fato.

 

  • Planejamento: Avaliar o sistema produtivo do apiário, detectando o nível tecnológico nas diferentes fases de produção;
  • Processos: Elaboração do caderno de campo, permitindo de forma organizada um calendário apícola (florada, produção, manejo, sanidade, nutrição e reprodução)
  • Mercado: Avaliar qual será minha produção, preço de vendas, pesquisa com o consumidor, canal para comercializar (local, regional e interestadual).

 

O Sebrae pode aprimorar ou expandir a gestão e o planejamento, assim contribuindo para uma maior rentabilidade do seu negócio apícola, através de soluções como:  Consultoria em Gestão Agronegócios (fluxo de caixa, custos, preço de venda, planejamento de compras, vendas). Consultorias técnicas (avaliação do sistema produtivo, planejamento das atividades produtivas, manejo da produção, nutrição, manejo de reprodução e melhoramento genético e boas práticas apícolas)

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: