Abelhas Rainhas e a alta produtividade na apicultura

A atenção nas Abelhas Rainhas pode determinar a alta produtividade dentro das colmeias.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

O Brasil tem um grande potencial para ampliar a sua produção de mel, as reservas florais disponíveis (pasto apícola) que podem produzir mais de 150 mil toneladas anuais de mel de qualidade, confirmam a capacidade. Neste sentido, a apicultura brasileira necessita profissionalizar, encarar essa atividade como negócio. De acordo com os dados do IBGE, a apicultura é uma atividade que vem crescendo ano após ano no Brasil. Fazendo a comparação entre 2019 e 2020 a produção teve um crescimento de 12,5% em relação à 2019. No Brasil, em 2020 a produção foi de 51.557.(t) toneladas, o estado do RS ocupa a 2ª posição com 7.466.(t) toneladas que representa 14,5% da produção nacional. O produto *mel* cada vez mais é aceito pelos mercados internacionais pela sua qualidade.

substituição da abelha rainha

O apicultor precisa conhecer o negócio apícola.

Hoje não existe mais espaço para amadorismo na atividade e precisamos ser cada vez mais assertivos. Uma das dificuldades na produção de mel é falta de manejo e inserção de tecnologias que permitam aumentar a produtividade das colmeias. Um fator que impulsiona uma maior produtividade é a substituição de rainhas velhas ou que apresentam deficiência na sua genética, pois sabemos que uma abelha rainha com uma genética de qualidade determina a produtividade dentro das colmeias.

A presença de colônias improdutivas eleva os custos de produção e torna a atividade menos lucrativa.

Durante o manejo a revisão das colmeias de um apiário, o apicultor coloca mais tempo nas piores colônias e assim foca menos tempo nas melhores colônias. Para essa análise, o apicultor necessita fazer “gestão do apiário”, pois colônias pouco produtivas têm um alto custo para serem mantidas e além disso, produzem uma quantidade menor de mel em relação as melhores colônias. Neste sentido, é fundamental a gestão do apiário, que por sua vez passa pelo manejo e a substituição da rainha, no qual o resultado terá um alto índice de eficiência na produtividade.

 

O Sebrae pode auxiliar ou aprimorar a gestão do seu apiário, assim contribuindo para uma maior rentabilidade do seu negócio apícola, através de soluções como: Consultorias técnicas (avaliação do sistema produtivo, planejamento das atividades produtivas, manejo da produção, nutrição, manejo de reprodução e melhoramento genético e boas práticas apícolas).

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: