Resale: a estratégia ideal para bombar tua loja física

A gente trouxe algumas dicas sobre resale e como a prática pode se transformar em mais movimento e lucro para a tua loja física.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Motivada pela pandemia, a compra online cresceu muito nos últimos anos. Mas agora, a realidade da nossa rotina é outra e o varejo precisa retomar o movimento das lojas físicas. Uma das melhoras formas de fazer isso é aproveitar a tendência do resale, muito debatida na NRF 2023 – a maior feira do varejo global.  

Para quem ainda não conhece, resale é a venda de produtos de segunda mão. Sabia que tem muita gente usando a estratégia para vender mais? Lojas famosas como OLX, Enjoei, Mercado Livre e Estante Virtual são algumas das empresas que conectam pessoas que querem vender e comprar itens usados.  

Só em 2021, o site Enjoei ampliou em 67% o volume bruto de vendas em relação ao ano anterior. E as motivações são diversas: conhecer novos produtos, comprar por um preço mais em conta ou encontrar soluções mais sustentáveis. Ou seja, a estratégia de resale é um sucesso. Então, por que não aderir?  

Resale é pra todo mundo?  

A resposta é sim, mas é importante experimentar primeiro. Uma dica é testar se o teu produto funciona no sistema de aluguel, uma vez que outros clientes podem procurar a tua empresa para repassar produtos. Aqui é possível trabalhar com duas lógicas: vender o item que não deseja mais ou ganhar um voucher para a próxima compra. Ou seja, ambas podem te trazer excelentes resultados! 

 

A diferença entre resale e brechó  

O brechó é um estabelecimento totalmente focado em produtos usados. Já a estratégia de resale pode ser usada nos mais diferentes tipos de loja. Ou seja, dá pra vender produtos novos e usados no mesmo lugar. Dessa forma, teu negócio vai ter opções para todos os gostos! 

A experiência de compra também é diferente, já que o brechó tem um volume maior de itens em áreas específicas da loja. Quando falamos em resale, os produtos usados são tratados da mesma forma e com a mesma atenção que os novos. Eles são distribuídos nas mesmas araras, possuem etiqueta e são expostos junto aos demais. Essa estratégia aproxima os clientes que, por algum motivo, não se interessariam normalmente pela prática. 

Quando olhamos para os dados, 74% dos consumidores afirmam que compram itens usados principalmente em função do preço, mas 47% utilizam essa lógica para encontrar produtos interessantes, que já esgotaram ou saíram de linha e são exclusivos. Além disso, 34% entendem esse hábito com uma possibilidade de diversão e entretenimento. Essa estratégia, além de trazer mais movimento para a loja física, também te ajuda a conquistar novos clientes.  Quer entender tudo sobre resale? A gente te conta todos os detalhes dessa tendência no mais novo episódio do nosso podcast Plano de Voo, com insights direto da NRF 2024. Ouça já! 

 Vantagens  

O resale oferece diversas vantagens tanto para os vendedores quanto para os compradores. Aqui estão algumas delas: 

– Faça uma renda extra com itens que não usa mais
Em primeiro lugar, o resale é uma ótima maneira de se livrar de peças que não são mais usadas e ainda ganhar dinheiro com elas. Ao invés de jogar fora, que tal dar uma nova vida para as tuas roupas, acessórios e calçados e diminuir o descarte de lixo? 

– Encontre produtos únicos
O resale é ideal para quem busca itens que não são mais encontrados em lojas tradicionais, como peças vintage ou de colecionador. 

– Compre produtos com preços mais baixos
Os produtos revendidos geralmente são mais baratos do que os novos. Essa é uma ótima oportunidade para quem quer economizar dinheiro e ainda comprar produtos de qualidade.  

Pronto para começar?  

A gente sabe que adotar uma nova estratégia pro negócio pode ser complexo. Mas, fica tranquilo que a gente está aqui pra te ajudar. Por isso, preparamos algumas dicas para te auxiliar com os primeiros passos: 

1) Comece com pequenas mudanças
Se não souber por onde começar, experimente colocar uma arara em um cantinho da tua loja física ou crie uma aba no site para indicar produtos de resale. Lembre-se de observar como os clientes reagem e o impacto nas vendas.  

2) Não se assuste com a estranheza inicial
Se tanto tu quanto teus clientes sentirem uma sensação estranha no início, lembre-se de que isso é normal ao inovar. Pode ser útil conversar com eles para entender suas opiniões e fazer ajustes quando necessário. Ah, e não esquece: grandes ideias muitas vezes começam modestas e precisam de tempo para se desenvolverem. 

3) Teste sutilmente dentro das tuas possibilidades
Não precisa começar com algo grande e perfeito. O que importa mesmo é avaliar os resultados regularmente. Que tal divulgar a estratégia nas tuas redes sociais para atrair mais clientes para a tua loja?  

Quer mais dicas pro teu negócio de moda? Aproveite o nosso e-book gratuito “Como vender mais com menos estoque” e confira as melhores soluções para a tua empresa! 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: