Redes sociais: dicas para bombar

Saiba como buscar as melhores opções para o teu negócio e ter uma presença interessante nas redes sociais.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Um das maiores verdades do empreendedorismo é que, não importa o tamanho do negócio, no fim do dia, todo mundo quer vender. E as redes sociais são uma ferramenta essencial para cumprir com esse objetivo. Se o teu negócio está em busca de novas alternativas para as redes sociais, para ajudar na saúde da tua empresa, esse post é pra ti. Confira as nossas dicas no podcast Plano de Voo ou confira o conteúdo abaixo.

  

Ninguém começa grande 

Se o teu negócio está começando a ter presença digital nas redes, respira fundo e vai com calma. Aqui, vale seguir a lógica de projeto e ir escalando aos poucos. Antes de abrir diversos perfis em todas as redes sociais, começa escolhendo uma que faz mais sentido para o teu público e depois amplia, se achar necessário. Normalmente, o Instagram é o canal mais democrático, então começar por lá, com pequenos passos é um caminho interessante. E fica a dica: é melhor fazer menos e fazer melhor do que fazer em grande volume sem ter propósito nenhum. 

Aproveite o diferencial das pequenas empresas 

Os pequenos negócios possuem uma grande fortaleza na mão: a proximidade com o público. Afinal, normalmente quem produz conteúdo também se relaciona com o público através das vendas. Aproveite essa conexão para transformar em conteúdo para as redes sociais. Mostre qual foi a história que resultou naquela empresa e transforme o empreendedor em um protagonista. Pessoas se conectam com pessoas, então é natural que se crie uma empatia a partir de uma figura. Aproveite também para contar as verdades do dia a dia da empresa, os perrengues, as novidades e tudo que puder diferenciar o teu negócio dos outros. 

 

Tudo é conteúdo 

Seja a apresentação de quem faz parte da empresa, fotos sobre o produto ou serviço e até coisas que se conectam com o teu segmento: tudo pode ser conteúdo. Trazendo um exemplo prático sobre varejo de moda, além de mostrar o teu produto propriamente dito, vale pensar no que pode agregar a rotina do teu público, como tendências para usar uma determinada peça, dicas de presente para alguma data comemorativa, curiosidades e bastidores sobre uma nova coleção que está sendo produzida e até mesmo abrir o canal para ouvir as sugestões dos clientes, com algo que eles gostariam de ver por ali. As pessoas valorizam o que facilita a rotina delas, então trazer uma “utilidade” para o teu conteúdo pode ajudar. 

Preço no direct, jamais! 

A verdade é que ninguém tem tempo de sobra, então é necessário simplificar a jornada do teu cliente. Ao produzir conteúdo, lembre-se de trazer a informação do valor dos produtos ou serviços de forma acessível. Pode ser na descrição do post ou com um destaque fixo com o teu catálogo, é essencial que os teus clientes consigam visualizar isso sempre. Caso não tenha a informação, é bem provável que eles vão buscar outras soluções e o teu negócio deixe de lucrar. E ninguém quer isso, né? 

Variar o formato é importante 

Fotos, vídeos, reels e o que a tua imaginação permitir: hoje as redes sociais permitem diversas possibilidades e é bem importante experimentar tudo para entender o que o teu público prefere. Como falamos lá no início desse conteúdo, ninguém começa grande. Não precisa de uma superprodução, pode fazer com as ferramentas que já estão disponíveis como um celular, um ring light e o teu produto ou serviço. O importante é começar e mesclar as possibilidades. 

Treino, treino e muito treino 

Nada nasce pronto e, para o conteúdo nas redes sociais, a lógica é a mesma. Com certeza a tua percepção sobre o teu produto ou serviço mudou com o passar do tempo de acordo com a tua experiência e, para as redes sociais, isso também se aplica. Afinal, nada como fazer, fazer de novo e seguir tentando. Aos poucos, o resultado vai sendo otimizado e a confiança naquela produção também vai aumentando.  

 

 Quer conferir mais dicas para as redes sociais? É só aproveitar o nosso curso gratuito ou acessar outros conteúdos:

– Redes sociais: dicas para impulsionar o seu negócio 

– Como anunciar nas redes sociais 

– Presença Digital além das dancinhas nas Redes Sociais 

 

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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