4º dia de Mercopar: um futuro com propósito para uma sociedade melhor

O último dia da Mercopar 2023 refletiu sobre o futuro da sociedade e dos negócios com propósito, e o pacto local das grandes empresas. Confira tudo o que rolou e como isso impacta você.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

O 4º e último dia da Mercopar 2023 buscou refletir sobre o futuro da sociedade e dos negócios com propósito, e o pacto local das grandes empresas. Nós trouxemos um resumo de tudo e como isso pode impactar você. Confira.

Repensando um futuro com inovação e propósito


Estamos realmente considerando o significado do propósito em nossas ações e em nossas empresas? Nos próximos 10 anos, a previsão é de que os riscos ambientais ocupem a posição principal da lista de maiores perigos globais. Por isso, é fundamental compreender que todas as nossas decisões, tanto pessoais quanto profissionais, têm um impacto significativo nesse cenário, e não é necessário esperar por situações extremas para agir. É preciso começar a inovar com um propósito que vise soluções mais sustentáveis, abordando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que aproximadamente 70% deles podem ser alcançados por meio da aplicação de tecnologias.

Mercopar 2023; Foto: Zé Carlos de Andrade/Sebrae RS
Mercopar 2023; Foto: Zé Carlos de Andrade/Sebrae RS

 

Como isso impacta as pequenas empresas?


Pequenas empresas podem inovar com propósito ao identificar desafios sociais ou ambientais que estão alinhados com seus valores e missão, desenvolvendo produtos, serviços e práticas sustentáveis para abordar esses desafios na sua comunidade. Isso envolve a colaboração com partes interessadas, uso de tecnologia para eficiência e impacto, e a promoção de uma cultura organizacional que priorize a responsabilidade social e ambiental. A transparência, prestação de contas e a avaliação contínua dos esforços são fundamentais para garantir que a inovação com propósito esteja alinhada com os objetivos de longo prazo das pequenas empresas.

O impacto das grandes empresas no desenvolvimento local


É responsabilidade das grandes empresas contribuírem para o desenvolvimento local em sua cadeia de suprimentos e nas comunidades em que estão inseridas, utilizando os recursos que já possuem. Elas desempenham um papel crucial como agentes multiplicadores e devem considerar o impacto de suas ações locais, tanto positivas quanto negativas. Uma atitude que faz a diferença são as grandes empresas buscarem por fornecedores localmente, considerando que essa decisão de compra envolve não apenas o preço, mas também fatores como frete, consumo de energia e tempo. Isso requer adaptações, como prazos de pagamento, uma vez que os pequenos empreendedores podem não ter fluxo de caixa para esperar 30 ou 45 dias após a entrega. Compras locais ajudam a impulsionar a economia e o emprego na região.

Como isso impacta as pequenas empresas?


As pequenas empresas têm um impacto direto com o envolvimento local das grandes organizações. Os benefícios incluem desde redução de custos de transporte e logística, geração de empregos e oportunidades, fortalecimento da economia da região, promoção da sustentabilidade, e melhoria da qualidade de vida na comunidade, além do desenvolvimento de relações comerciais sólidas e colaborativas.

Curtiu esse conteúdo? Agora, você pode continuar acompanhando todas as novidades de tecnologia e inovação na página da Mercopar no Instagram pelo @mercopar, pelo podcast e no site!

Veja outros posts: 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: