Encadeamento Produtivo: Impulsionando pequenos negócios na Mercopar

Oportunidade única para MPEs, o Encadeamento Produtivo está em foco na Mercopar 2023. O blog do Sebrae RS te explica o que é isso e porque você deve participar do Encadear Summit 2023 – que acontece dentro da maior feira de inovação industrial da América Latina

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

O Encadeamento Produtivo é um modelo de negócio que dá sentido a uma das principais atividades do Sebrae RS: condicionar e conectar diferentes funções da cadeia produtiva em um formato ganha-ganha. Essa estratégia permite que o conhecimento técnico seja trocado, ligando as MPEs aos grandes nomes da indústria, atendendo a diferentes necessidades da cadeia, identificando gaps e promovendo a inserção competitiva, aprimorando, assim, o desempenho dos pequenos negócios de forma sustentável nas cadeias de valor de médias e grandes empresas.  

E como não podia ser diferente, integrar e identificar tais conexões está no cerne da Mercopar 2023, maior feira de inovação industrial da América Latina, que chega a sua 32ª edição. A programação do Encadear Summit e as rodadas de negócios foram pensadas, exatamente, para serem o ponto de encontro entre as partes interessadas e, assim, desenvolver a cadeia como um todo.

Entendendo o Encadeamento Produtivo 

O Encadeamento Produtivo é uma iniciativa que prepara cuidadosamente pequenas empresas para se destacarem em mercados complexos e altamente competitivos. Ele não apenas melhora a qualidade e os preços dos produtos e serviços, mas também proporciona flexibilidade, agilidade nos prazos e atualização tecnológica.  

Este programa visionário não apenas beneficia as MPEs envolvidas, mas também acrescenta valor às médias e grandes empresas, oferecendo uma visão sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental. 

Contexto e oportunidades 

Em um cenário onde as grandes empresas muitas vezes enfrentam estruturas rígidas, o Encadeamento Produtivo abre portas para parcerias mais flexíveis e colaborativas. Esta prática transforma o relacionamento entre médias e grandes corporações e pequenos negócios em uma oportunidade brilhante para a geração de valor mútuo.  

Ao buscar uma performance focada no fortalecimento dos pequenos negócios, o Encadeamento Produtivo estimula ganhos de competitividade em toda a cadeia, criando um ciclo virtuoso de prosperidade. 

Grandes números, grandes impactos 

Atualmente, o Sebrae RS está à frente de projetos com mais de 45 empresas âncoras, beneficiando mais de 1000 micro e pequenas empresas em diversas cadeias de valor, como moda, alimentos e bebidas, energia, metalmecânico, leite, entre outros.  

Esses projetos representam um investimento significativo, superior a 7 milhões de reais, direcionados para aprimorar a performance das empresas envolvidas no programa. Um investimento que não só impulsiona o crescimento econômico, mas também fortalece a rede empresarial e cria um ambiente propício para a inovação. 

Por fim, o Encadeamento Produtivo não é apenas uma estratégia, é uma oportunidade de transformação. Não apenas fortalece pequenos negócios, mas também cria sinergias, impulsiona a economia local e promove um ecossistema empresarial mais dinâmico e resiliente.  

No palco da Mercopar, essa iniciativa aparece sob a programação do Encadear Summit, evento de referência nacional que tem como objetivo contribuir para melhorar a competitividade e a inovação da cadeia de valor entre grandes e pequenas empresas.

Na programação, que acontece dia 18/10, em Caxias do Sul, temas como “O Poder Transformador do ESG: como alinhar lucro e propósito”, com a autora e executiva referência em ESG, inovação e gestão de pessoas Paula Harraca; “Sustentabilidade na Prática: Exemplos Inspiradores para um Futuro Melhor”, painel com a CEO da WattsON Cassandra Tomé e Sebastian Pereira, Diretor na Sebanella Reciclagem de Gesso, e a Gerente de Sustentabilidade no Banrisul, Viviane Costa, na moderação. Ainda “Desafios e Oportunidades: ESG na Cadeia de Valor”, painel com Ana Cristina Curia, Gerente de Sustentabilidade na Be8, Rafael Ribeiro, CEO Sungrow e Sylvio Harb, HEAD de Comercialização de Energia na ENGIE. Na moderação, Ivan Hussni, Gerente de Competitividade do Sebrae Nacional.

Para não ficar de fora dessa, as inscrições, gratuitas, estão disponíveis no site com diversas atrações e caminhos para o sucesso sustentável de empresas, grandes e pequenas, que estão prontas para abraçar o futuro dos negócios com confiança e determinação. 

Veja outros posts: 

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: