Mercopar 2023: ESG unindo inovação e sustentabilidade

A maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar 2023, segue tendência global e escolhe o ESG como temática

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

A Mercopar 2023 está prestes a começar e, este ano, traz um tema de extrema relevância para o mundo empresarial: ESG. Esta é a 32ª edição da maior feira de inovação industrial da América Latina, e promete ser um evento verdadeiramente marcante. 

O ESG, ou seja, os princípios e boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa, permearão as principais discussões e conteúdos apresentados ao longo dos quatro dias da feira, seguindo a tendência global e de eventos de inovação do Sul do país como Startup Summit e South Summit.

Esta abordagem mostra a preocupação crescente das empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade social em suas operações. E a Mercopar não podia deixar isso de lado, uma vez que é reconhecida por seu foco na geração de negócios e na promoção de conteúdo relevante para diversos setores, incluindo metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.

Inovabilidade (inovação + sustentabilidade)

Nesse contexto, surge o conceito de “inovabilidade”, que representa a tendência atual de unir inovação com sustentabilidade. Ele demonstra que essas forças podem trabalhar juntas de forma sinérgica, moldando um futuro mais promissor, onde a economia e o meio ambiente se complementam, criando uma base sólida para o progresso sustentável.

Carbono neutro 

A Startup AKVO, responsável pela gestão ambiental da Mercopar, está desenvolvendo um projeto inédito, fazer a feira ser carbono neutro. Isso será alcançado através da elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e da compra de créditos de carbono para compensação.

Cada tonelada de CO2 emitida no evento será compensada com créditos de carbono de projetos certificados nacional e internacionalmente. Estima-se que serão necessários pelo menos 200 créditos de carbono para neutralizar as emissões da feira.

O dinheiro gasto na aquisição dos créditos será usado como incentivo financeiro para projetos de conservação ambiental, combate ao aquecimento global, desenvolvimento sustentável e agricultura regenerativa. O cálculo das emissões será feito usando a Plataforma AKVO e a metodologia GHG Protocol.

Portanto, não perca a oportunidade de participar da Mercopar 2023 e ficar por dentro das últimas tendências em inovação industrial. O evento promete ser um marco na indústria e uma fonte valiosa de conhecimento e oportunidades de negócios. Nos vemos lá!

Veja outros posts:

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: