1º dia de Mercopar: o foco está nos negócios e na transformação

A Mercopar 2023 começou ontem e o blog do Sebrae RS trouxe um resumo do 1º dia da maior feira de Indústria e Inovação da América Latina

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Conexões, tecnologia e muito conteúdo: o primeiro dia de Mercopar contou com a participação de palestrantes internacionais, especialistas da indústria e novas possibilidades para os negócios. E se você está em busca de dicas para as pequenas empresas, é só conferir os insights que acompanhamos por lá. 

Visão interna do 1º dia da Mercopar 2023. Foto: Eduardo Rocha/Sebrae RS
Visão interna do 1º dia da Mercopar 2023. Foto: Eduardo Rocha/Sebrae RS

A digitalização das empresas é para todos 

Quando falamos sobre algumas tecnologias e inovações, é comum pensar que essa é uma realidade apenas para grandes organizações. Porém, é extremamente importante que as pequenas também se sensibilizem com essa pauta. Na prática, aproveitar a tecnologia e a digitalização pode otimizar o trabalho das máquinas, fornecendo mais tempo para que os colaboradores possam pensar em novas ideias e soluções. 

A inovação é uma questão de sobrevivência

As tecnologias disruptivas estão impactando e projetando novas formas de economias, trabalhos, negócios e sociedade, traduzindo o papel do ser humano neste novo cenário frente a estes desafios. A economia exponencial apareceu com muita força, trazendo a análise entre a influência e o impacto das tecnologias, não apenas como um grande facilitador, mas também como forma de desenvolver o contexto econômico mundial. Não se trata apenas de contar com a inovação da inteligência artificial, mas também dos desafios de gerenciar e aplicar recursos para construir uma comunidade tecnológica inclusiva. 

Quem colabora, vai mais longe

Um grande case de sucesso sobre o trabalho coletivo é o Canadá, que une empresas e instituições de pesquisas para possibilitar parcerias estratégicas e, claro, muita inovação. Quando trazemos para a nossa realidade, fica a dica: busque na sua região outras empresas ou instituições que tenham os mesmos objetivos que o seu. Com visões diversificadas, o resultado para os negócios é muito melhor. 

Curtiu? O primeiro dia de evento teve muito conteúdo, mas não para por aí. Continue acompanhando a gente por aqui e nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que está acontecendo na 32ª edição do evento!   

Veja outros posts: 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: