Devo expandir o meu negócio?

Alinhar os objetivos pessoais e da empresa pode auxiliar na importante decisão de buscar a expansão do seu negócio.

Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

Quando imaginamos um negócio de sucesso, o que vem à nossa mente? Uma empresa grande, com muitos funcionários e que vem crescendo de forma acelerada ou uma empresa que mesmo pequena permite ao empreendedor atingir os seus objetivos?

Para ilustrar melhor, vamos usar o caso de uma empresa que foi atendida há alguns dias, e que estava enfrentando algumas dificuldades. O negócio começou com mãe e filho produzindo sacolas ecológicas que, depois de algumas encomendas maiores, se depararam com a dúvida: devemos crescer ou não?

A ideia do negócio surgiu de um princípio que ambos tinham em comum: a preocupação com o meio ambiente. Partindo desse valor, a empresa produzia apenas produtos sustentáveis, algo que logo atraiu a atenção de outros negócios que também compartilhavam dessa prática, e que motivados pelo mesmo princípio, começaram a divulgar os materiais produzidos pela mãe e filho.

É preciso mais do que uma boa ideia

No caso acima, o objetivo dos empreendedores não era se tornar uma grande empresa. Para os sócios, crescer era abandonar parte da identidade do negócio e dos próprios empreendedores, que passariam a ter de lidar com mais questões administrativas, praticamente deixando de ser uma empresa familiar.

O empreendedor que almeja expandir o seu negócio precisa ter claro que isso demandará alguns sacrifícios. Será preciso investir não só financeiramente, mas muitas horas de trabalho e esforço. É preciso contratar funcionários, lidar com maior carga tributária, comprar mais matéria-prima e equipamentos. Todas essas novas demandas podem assustar, mas lidar com elas é parte do processo de crescimento. expandir o negócio

Qual o seu objetivo?

Quando o empreendedor inicia sua jornada é importante que ele tenha em mente as metas que busca para o seu negócio e como elas irão ajudá-lo nos seus objetivos pessoais. Aumentar o faturamento ou lucrar mais, no exemplo citado anteriormente, não era relevante, já que o negócio deveria trazer qualidade de vida. Vale lembrar que uma boa meta precisa ser mensurável, alcançável, temporal e relevante. É importante destacar que a relevância é o que traz a motivação, pois sem ela, as metas passam a ser apenas obrigações e deixam de ter sentido.

Uma forma do empreendedor estabelecer metas relevantes é alinhar os seus objetivos pessoais aos da empresa. Por exemplo: para um pequeno empreendedor que decide abrir um negócio como forma de pagar a faculdade, o objetivo da empresa será financiar os seus estudos e, ao final do curso, pode não fazer mais sentido manter o negócio. Obviamente, os nossos objetivos não são estáticos, ao longo da vida da empresa podem surgir oportunidades que não estavam mapeadas, como no exemplo acima.

Você sabe para onde quer ir?

Expandir ou não o negócio é uma decisão que cada empreendedor precisará tomar, avaliando as oportunidades, metas da empresa e metas pessoais. Porém, cabem dois alertas aos que optarem por crescer ou não. A decisão de não expandir pode fragilizar a sua empresa perante os concorrentes, mas crescer pode não ser tão oneroso como se pensa.

Hoje há diversas estratégias de expansão em que o empreendedor pode alinhar crescimento e agilidade. Franquias, estratégia de marca, terceirizar a produção, são algumas opções. Cada uma terá suas vantagens e desvantagens, o planejamento empresarial poderá ajudar a entender qual se adapta melhor às necessidades da empresa.

No planejamento empresarial ou estratégico, o empreendedor irá validar quais são os seus objetivos para a empresa no curto, médio e longo prazo. Com ele, o será possível identificar aonde quer chegar, as oportunidades, as ameaças, os cenários e os recursos necessários para atingir cada objetivo.

Para empresas menores, esse planejamento pode ser mais informal, mas é importante que esteja registrado de alguma forma para ser revisitado constantemente pelo empreendedor. Pequenas e médias empresas precisarão de um processo mais estruturado, onde seja possível ouvir todas as áreas.

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