5 pontos essenciais para uma boa gestão do seu negócio

Uma gestão de negócio eficiente é fundamental para o sucesso da empresa.

Publicado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

Ter um negócio saudável, que esteja crescendo e gerando bons resultados é um caminho difícil mas possível de seguir. Para atingir esse objetivo a resposta é única: gestão empresarial.

Gestão empresarial é parte fundamental para manter o negócio. Com as ferramentas que ela fornece, é possível gerar recursos para extrair melhores resultados e se prevenir de algumas adversidades que podem ocorrer ao longo da trajetória empreendedora.

mulher mexendo em planilhas no computador - diagnóstico da empresa

Nenhuma empresa tem recursos ilimitados, mas tratando-se de MPEs, as limitações costumam ser maiores. Para lidar com essas barreiras é necessário ser ágil e, para isso, é preciso conhecer bem o negócio.

Uma boa gestão empresarial pode garantir isso! Um empreendedor que conhece os seus diferenciais em relação a concorrência consegue focar seus esforços de venda em públicos que valorizem suas qualidades. Ou ainda, conhecendo sua estrutura de custo é possível ofertar melhores preços e condições de pagamento para ganhar um grande cliente, sem que isso comprometa a saúde financeira da empresa.

E por onde começar?

Cada negócio tem suas particularidades mas alguns pontos são comuns a toda empresa, o que muda é a relevância de cada ponto no resultado do negócio.

Porém, existem 5 pontos que devem ser observados e que, se bem trabalhados, podem ser sinônimo de sucesso da empresa.

Vamos a eles?!

Finanças

Apesar da parte financeira ser fundamental para o negócio, nem sempre ela recebe a atenção que merece. A falta de controle financeiro pode levar a erros comuns como misturar as finanças pessoais com as da empresa, não dimensionar corretamente a necessidade de capital de giro ou não considerar os custos fixos e financeiros na hora de formar o preço de venda.

Mercado

A longevidade do negócio está relacionada com a capacidade que o empreendedor tem de se relacionar com os seus clientes e de conhecer as suas necessidades. Com base nesse conhecimento, é possível pensar em novos produtos ou serviços que os atendam de melhor forma ou consigam se  comunicar melhor, falando a linguagem do cliente, no canal mais adequado, a partir da necessidade ou dor que ele demonstre.

Planejamento

Para o empreendedor que deseja se manter no mercado ou quer expandir a sua empresa, é fundamental planejar o futuro. Estabelecer metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, ajudam a ter uma visão clara de onde negócio pode chegar. Sem um objetivo definido, não há como avaliar oportunidades e ameaças que possam surgir no percurso. Lembrando que a  concorrência não para então, é preciso esforço e, com um bom planejamento, os resultados serão positivos.

Processos

Se colocar no lugar de um cliente acelera a identificação de melhoria nos processos. Um bom processo garante a qualidade do produto ou serviço. As check-lists podem ser uma saída, na hora  manter um padrão de entrega, que pode e deve ser aperfeiçoado ao longo do tempo. Organizar processos ajuda na fidelização de clientes.

Pessoas

A capacidade de crescimento do negócio está diretamente relacionada ao desempenho da equipe. Ter pessoas comprometidas e engajadas com a empresa é fundamental para o sucesso. Para isso, é importante saber contratar, gerir, desenvolver e motivar pessoas com eficiência. Esses pontos são importantes para manter o negócio competitivo. Vale destacar que, por mais produtivo que o empreendedor consiga ser, há um limite no que se consegue fazer sozinho e para seguir crescendo é preciso pessoas. Delegar tarefas é uma das dificuldades que muitos empresários enfrentam, o que acaba trazendo sobrecarga e não permitindo que invistam mais tempo no que é mais importante para o negócio.

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