Ajustando o layout na empresa O arranjo físico é o ponto-chave quando o assunto é eficiência da produção

Atualizado em: Leitura: 1 minuto

Layout ou arranjo físico é a técnica de administração de operações cujo objetivo é aumentar a eficiência do sistema de produção. Um fluxo bem ajustado permite a rápida movimentação dos produtos através do sistema produtivo. Desta forma, menos tempo é perdido em cada etapa, ocorrendo a rápida transformação da matéria-prima em produto final, reduzindo o lead time da produção. 

O arranjo físico é o ponto-chave quando o assunto é eficiência da produção. O fluxo dos processos pode ser otimizado ou prejudicado, dependendo da disposição de máquinas e equipamentos dentro da empresa. O layout deve ser adequado às características do local de aplicação. Existem diferentes tipos, conforme a abordagem aplicada. 

ajustando-o-layout-na-empresa

No caso de móveis sob medida, o foco deve estar nos postos de trabalho e no posicionamento das bancadas em relação às máquinas, já que os processos geralmente são executados de forma artesanal pela mesma pessoa, o que exige maior fluxo de circulação do operador entre as máquinas. Esse fluxo deve ser reduzido, a fim de evitar danos às peças e prejuízos em relação ao tempo de produção. 

A realização de um estudo do arranjo físico no processo produtivo da empresa é fundamental para identificar a relação entre produto, processos e máquinas, sendo que tal estudo auxilia no gerenciamento da produção e na tomada de decisões por parte das lideranças, fornecendo subsídios para aumentos de produtividade e redução de desperdícios e ociosidade. 

 

Conheça a plataforma Unio Sebrae que promove a interação entre empresas que precisam contratar consultorias e prestadores de serviços qualificados.

Conteúdo escrito por:
Andrei Carletto Formado em Design com Especialização em Design Moveleiro. Atuo na cadeia moveleira há mais de quinze anos.

Tags do post:

arranjo físico eficiência Layout marcenarias processo produtivo produção

Você também pode gostar de: