Ajustando o layout na empresa
O arranjo físico é o ponto-chave quando o assunto é eficiência da produção
Atualizado em: Leitura: 1 minutoNível: Básico
Layout ou arranjo físico é a técnica de administração de operações cujo objetivo é aumentar a eficiência do sistema de produção. Um fluxo bem ajustado permite a rápida movimentação dos produtos através do sistema produtivo. Desta forma, menos tempo é perdido em cada etapa durante a transformação da matéria-prima em produto final, reduzindo o tempo total de produção.
Quando o assunto é eficiência da produção o arranjo físico possui um papel fundamental, pois o fluxo dos processos pode ser otimizado ou prejudicado, dependendo da disposição das máquinas e equipamentos, das fontes de matéria-prima adicionadas no processo, descartes e, até mesmo, ferramentas à disposição dos operadores. O layout deve ser adequado às características do local de aplicação e conforme necessidade do produto ou processo envolvido.
No caso de móveis sob medida, o foco se concentra nos postos de trabalho e na disposição das bancadas em relação às máquinas, visto que os processos geralmente são executados de forma artesanal, o que exige maior fluxo de circulação do operador entre as máquinas. Concentrar o fluxo das peças de maneira que as operações sejam executadas de forma sequencial ajuda a reduzir o tempo total de produção, a fadiga do operador e pode evitar eventuais danos indesejados às peças.
Inicie por um estudo detalhado no processo produtivo da empresa, desta forma, será possível identificar a relação entre produto, processos e máquinas, auxiliando no gerenciamento da produção e na tomada de decisões por parte das lideranças, buscando a melhoria contínua através da gestão aplicada para aumento da produtividade, redução de desperdícios e ociosidade no processo.
Conheça a plataforma Unio Sebrae que promove a interação entre empresas que precisam contratar consultorias e prestadores de serviços qualificados.
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: