Oportunidades do marketplace e como implementar

Esse termo está presente no nosso dia a dia e faz parte da estratégia de muitos empreendedores. Conheça agora as oportunidades e como implementar o marketplace em seu negócio.

Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Básico

Imagem destaque do blogpost do Sebrae RS sobre oportunidades no marketplace.

Marketplaces são plataformas online que reúnem vários vendedores e compradores em um único ambiente. Na prática, funcionam como uma vitrine ou um shopping virtual.

Os mais conhecidos no Brasil são Mercado Livre, Amazon, Americanas, Shopee e OLX, mas existem diversos outros. Empresas como a Magazine Luiza, também já aderiram ao formato. 

Diferença entre e-commerce e marketplace

Enquanto e-commerces são lojas virtuais individuais de uma determinada marca que vende diretamente ao consumidor seus próprios produtos e serviços, o marketplace reúne diversos vendedores. 

Marketplaces são uma grande oportunidade também para marcas que possuem seu e-commerce. Eles apresentam vantagens para os vendedores como a popularidade e o maior alcance, atraindo diversos públicos. 

Eles também costumam oferecer uma operação mais barata para as marcas do que e-commerces tradicionais sem as preocupações de funcionalidades e integração com meios de pagamento.

Oportunidades no marketplace: vendas e faturamento

Ainda em 2023, espera-se que o número de pedidos no comércio eletrônico cresça 2,3%, ultrapassando 385 milhões de compras. Já em faturamento, o crescimento estimado é de 1,8%, alcançando R$171,8 bilhões em vendas.

Conheça algumas oportunidades no marketplace para este ano:

  • Crescimento mais expressivo para a categoria de alimentos e bebidas;
  • Consolidação maior que a média para os segmentos pets e farmácia;
  • Pequenos e médios sellers deverão manter a melhor performance;
  • Pix continuará a aumentar sua parcela como meio de pagamento nos pedidos. 

Oportunidades no marketplace: público

Por ter uma visibilidade maior, os marketplaces atraem os mais diversos públicos. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico mostra que, em 2022, 35% do público que fazia compras online tinha entre 35 e 44 anos, 22,8% entre 45 e 54 anos e 22,5% entre 25 e 34 anos. 

Nota-se também uma tendência de aumento do consumo online por parte do público +50.

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Veja também: o que os consumidores e vendedores estão falando sobre marketplaces nas redes sociais.

Como aproveitar as oportunidades no marketplace e implementá-lo em seu negócio

Assim como em qualquer negócio é necessário seguir alguns passos para poder implementar um marketplace na sua empresa:

  • Planejamento: é preciso definir o modelo de negócio, realizar testes, validar ideias e fazer melhorias, se necessário, antes de entrar em operação.
  • Escolha da plataforma: nesse momento, é necessário avaliar se o seu público acessa o marketplace e a qualidade do suporte às suas necessidades e às dos clientes, também é preciso avaliar taxas, forma de entrega e regras de operação.
  • Cadastro da empresa e dos produtos na plataforma: aqui atente-se para a documentação necessária. Também é importante que a contabilidade, as finanças e o jurídico do seu negócio estejam em dia. Cuidar as boas práticas com imagens e descrições dos produtos pode fazer a diferença para o seu negócio.
  • Marketing e atendimento ao cliente: mesmo estando em uma plataforma conhecida e com volume de acesso considerável, é importante divulgar sua loja e seus produtos, além de prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes. Por mais que seu nome esteja exposto a um grande volume de pessoas, é preciso fazer a sua parte.
  • Monitoramento de resultados: assim como em um negócio físico, vender em um ambiente virtual necessita de monitoramento constante de resultados para que seja possível aproveitar oportunidades no marketplace e de melhoria nos negócios que possam surgir no dia a dia da empresa.

Dicas para vender mais e melhor no marketplace

Se você quer ter sucesso colocando seu negócio em um marketplace, precisa prestar atenção em alguns pontos essenciais:

  • Entenda qual é seu produto líder de vendas, promova-os e mantenha um estoque atualizado e suficiente para atender a demanda.
  • Preste atenção em suas avaliações e preste um atendimento de qualidade. Em um ambiente onde diversos vendedores podem ofertar o mesmo produto, seu diferencial pode estar na reputação do seu negócio.
  • Planeje sua precificação para não cair no erro de oferecer descontos muito altos e sair no prejuízo

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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