Marketplace: o que os usuários e vendedores comentam sobre

Modelo de negócio em alta no Brasil, o e-commerce deve crescer cerca de 22% em 2023, com média anual semelhante estimada até 2025 – o dobro da média mundial, prevista em cerca de 11%.

Atualizado em: Leitura: 2 minutosNível: Intermediário

Os marketplaces têm crescido como uma das principais formas de venda online em função da diversidade de produtos/serviços em um mesmo local e ser uma tecnologia de fácil acesso.  Eles desempenham um papel importante nesse cenário, pois representam quase 80% do comércio B2C (direto para o consumidor) digital no país, com 51% dos consumidores afirmando que costumam comprar frequentemente em marketplaces.

Quando as pessoas se expressam sobre os marketplaces em seus perfis nas redes sociais, os comentários são geralmente sobre experiências positivas ou negativas de compras, desejos de compra ou elogios. Os empreendedores ou vendedores são perfis que, por meio de seus comentários nas redes sociais, relatam a experiência de vender em marketplaces, nos quais podem receber o nome de parceiros. Em geral, são publicações sobre como é vender nessas plataformas, com críticas ou elogios a elas, ou indicações de marketplaces a outros comerciantes.

Além dos consumidores e vendedores, outros perfis que comentam sobre os marketplaces nas redes sociais, especialmente pelo Instagram, são em sua maioria blogs ou consultorias especializadas em vendas no e-commerce, com publicações voltadas ao público empreendedor.

pessoa digitando no computador com mini carrinho de comprar ao lado - Marketplace

Mesmo os consumidores que costumam acessar um único marketplace encontram a possibilidade de comprar uma variedade de produtos de diferentes segmentos, vendedores e marcas, que é uma característica desses shoppings virtuais. Isso mostra a importância de, além de estar em múltiplas plataformas, oferecer uma gama ampla de produtos e serviços.

A partir do protagonismo que os marketplaces vêm desempenhando no e-commerce nacional e no hábito dos consumidores, fizemos uma pesquisa que analisou esse fenômeno do ponto de vista das redes sociais, ambiente em que clientes ou potenciais clientes se expressam e onde marcas e empreendedores divulgam seus produtos e serviços. Por meio dessas expressões espontâneas sobre marketplaces, seja experiências de compra e venda, elogios, críticas, dúvidas, etc, a pesquisa vai investigar potenciais insights e oportunidades nesse modelo de negócios.

Continue a leitura e veja os que os consumidores e vendedores falam sobre marketplaces nas rede sociais.

Resultado da pesquisa

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Sobre o que trataram as publicações analisadas?

O que os usuários comentam

Quando as pessoas se expressam sobre os marketplaces em seus perfis nas redes sociais, os comentários são geralmente sobre experiências positivas ou negativas de compras, desejo de comprar, elogios ou críticas com relação a algum aspecto dessas plataformas, ou indicação, para outro usuário, de algum marketplace em que tenha tido uma boa experiência, por exemplo:

Compra de diferentes produtos

Mesmo os consumidores que costumam acessar um único marketplace encontram a possibilidade de comprar uma variedade de produtos de diferentes segmentos, vendedores e marcas, que é uma característica desses shoppings virtuais. Isso mostra a importância de, além de estar em múltiplas plataformas, oferecer uma gama ampla de produtos e serviços.

O que os empreendedores publicam

Os empreendedores ou vendedores são perfis que, por meio de seus comentários nas redes sociais, relatam a experiência de vender em marketplaces, nos quais podem receber o nome de parceiros. Em geral, são publicações sobre como é vender nessas plataformas, com críticas ou elogios a elas, ou indicações de marketplaces a outros comerciantes.

O que outros perfis publicam

Além dos consumidores e vendedores, outros perfis que comentam sobre os marketplaces nas redes sociais, especialmente pelo Instagram, são em sua maioria blogs ou consultorias especializadas em vendas no e-commerce, com publicações voltadas ao público empreendedor.

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Sebrae
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