Indicação geográfica: o que é e por que é importante?

Entenda como a Indicação Geográfica impulsiona negócios e preserva tradições, tornando-se um diferencial estratégico no mercado global.

Publicado em: Leitura: 2 minutos

Imagem destaque do blog post do Sebrae RS sobre identificação geográfica.

A Indicação Geográfica (IG) é um reconhecimento que valoriza produtos e serviços associados a uma região específica, destacando suas características únicas e tradições.

No Brasil, a IG tem ganhado destaque, com 107 indicações oficializadas, incluindo produtos do agronegócio e artesanato. Esse selo não só garante a autenticidade e qualidade, mas também impulsiona o crescimento econômico e turístico das regiões.

Indicação geográfica e seu impacto nos pequenos negócios

A IG pode aumentar o valor de um produto em até 50%, segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Ela cria um vínculo entre o produto e sua região de origem, seja pelas condições naturais ou pelas práticas culturais locais.

No Brasil, a IG se divide em Denominação de Origem e Indicação de Procedência, cada uma com critérios específicos que refletem a identidade e a qualidade do produto.

Exemplos de sucesso e reconhecimento

Produtos como os vinhos do Vale dos Vinhedos e os Doces de Pelotas são exemplos de como a IG pode transformar uma região. Esses produtos não apenas representam a qualidade e tradição local, mas também atraem turismo e promovem o desenvolvimento regional.

Processo e benefícios da Indicação Geográfica

Para obter a IG, é necessário um processo detalhado que envolve pesquisa, comprovação das características únicas do produto e colaboração comunitária. Esse processo fortalece a governança local e promove a organização e o engajamento da comunidade.

O caminho para obtenção dessa identificação possui muitos desafios, como a criação de uma governança eficaz e a delimitação da área geográfica. Instituições como o Sebrae oferecem suporte para avaliar o potencial de IG de um produto, auxiliando empreendedores nesse processo.

Apesar de complexo, o reconhecimento da IG traz benefícios significativos, como o fortalecimento da identidade regional e a valorização dos produtos no mercado.

O potencial transformador da indicação geográfica

A IG representa uma oportunidade valiosa para os empreendedores que buscam diferenciar seus produtos no mercado global. Com a crescente valorização de produtos autênticos e de qualidade, a IG se torna uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento sustentável e a preservação de tradições culturais.

Quer saber mais sobre como a IG pode beneficiar seu negócio e preservar tradições locais? Clique aqui e ouça o que o especialista tem a dizer sobre o assunto. Na entrevista, André Bordignon mostra o impacto da Indicação Geográfica para os negócios e os caminhos para alcançá-la.

Banner do blog post do Sebrae RS. No lado esquerdo temos uma ilustração que remete ao tema enquanto no lado direito temos a marca do Sebrae, a sinalização de conteúdo gratuito e a frase "A Indicação Geográfica como aliada dos pequenos negócios". Logo abaixo temos o botão que direciona para o conteúdo completo.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: