MEI: Como vender mais nas datas comemorativas

Descubra como usar as datas especiais e feriados a favor do teu negócio e aumenta tuas vendas com nossas dicas práticas.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Pessoa aponta data no calendário enquanto anota algo no smartphone

As datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães ou Dia dos Namorados, são uma ótima aposta pra aumentar as vendas do teu negócio e dar um gás no teu faturamento. Durante essas épocas do ano, o consumidor está mais disposto a gastar com compras e presentes, o que multiplica as tuas oportunidades de fazer negócio. Porém, mesmo que esse hábito do consumidor já seja conhecido no mercado, é importante te organizar pra aproveitar ao máximo os picos de consumo durante o ano.  

Pra quem é MEI, embarcar nessas datas comemorativas pode ser aquela estratégia que teu negócio estava precisando pra vender mais, sem correr muitos riscos com investimentos exagerados. Pra te ajudar a planejar o ano do teu negócio e usar o calendário de datas especiais pra vender mais, preparamos esse conteúdo com dicas poderosas e práticas. Confere com a gente! 

Fica de olho no calendário 

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo pra aplicar essa estratégia é ficar atento às datas. Sim, abrir o calendário mesmo! Saber quando acontece cada feriado ou data comemorativa é fundamental pra que tua marca esteja preparada e não perca nenhum timing. Então, bora começar? 

Escolhe as tuas batalhas 

A gente sabe, a rotina de quem é MEI já costuma ser corrida o suficiente. Então, essa primeira dica vai te ajudar a economizar tempo: tenha em mente que nem todas as datas especiais vão fazer sentido para o teu negócio. Portanto, não precisa te preocupar em embarcar em todas as sazonalidades. Te dedica ao que faz sentido pro teu consumidor! Presta atenção às necessidades do teu público e como teus produtos se relacionam com cada data e, a partir daí, define tuas estratégias promocionais pra cada período escolhido. 

Ofereça preços ou condições especiais 

Os consumidores já estão habituados aos períodos sazonais do ano e, por conta disso, já esperam por as promoções para fazer suas comprar em datas comemorativas. Portanto, depois de decidir quais datas fazem sentido pro teu planejamento, te dedica a pensar em promoções pra esses períodos. Pode ser um cupom de desconto no teu e-commerce, uma experiência diferenciada na tua loja ou até um cardápio especial no teu restaurante. Aqui vale usar toda a criatividade pra te diferenciar da concorrência e conquistar o consumidor. 

Investe no digital 

O período de pandemia e a popularização de datas como a Black Friday, fizeram com que as compras pela internet caíssem no gosto do consumidor brasileiro. Então, bora cuidar da tua presença digital! Seja um perfil em uma rede social, um e-commerce, ou um aplicativo de vendas, estar presente na internet é quase uma necessidade atualmente. O mundo digital é um espaço sem fronteiras e, por isso, pode ser uma ótima oportunidade pra levar teus produtos pra novos públicos. Pra quem é MEI, as vendas pela internet podem ser, além de tudo, uma estratégia com baixo investimento quando comparado com outras estratégias de aquisição. 

Próxima parada: Dia das Mães 

Já que estamos falando de datas comemorativas, a próxima já está logo ali. O tradicional segundo domingo de maio é uma data para celebrar, homenagear… e vender! Atualmente, o Dia das Mães só fica atrás do Natal e da Black Friday no volume de vendas e movimenta bilhões de reais todos os anos. Seja com flores, acessórios ou um jantar bem especial, presentear nessa data já uma tradição. Que tal aproveitar esse movimento todo pra dar um gás nas tuas vendas? Esse ano, a celebração acontece no dia 12 de maio, então vamos começar! 

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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