Feriados de 2024: dicas para lucrar mais!

Aproveite os feriados de 2024 para impulsionar as vendas e fortalecer a presença do seu negócio no mercado varejista.

Publicado em: Leitura: 2 minutos

Imagem destaque do blog post do Sebrae RS sobre os feriados de 2024.

Os feriados de 2024 representam oportunidades significativas para os varejistas maximizarem suas vendas e expandirem suas operações. Apesar de um número menor de feriados prolongados, a estratégia correta pode transformar essas datas em momentos lucrativos para o comércio.

O impacto dos feriados no calendário dos varejistas

Os feriados influenciam diretamente o calendário dos varejistas, afetando as vendas e a dinâmica do comércio. Em 2023, por exemplo, os feriados prolongados contribuíram com R$ 74,3 bilhões para o setor de turismo, demonstrando o potencial dessas datas para impulsionar diferentes segmentos da economia.

Para 2024, as expectativas para o varejo são otimistas, com uma previsão de crescimento real de 1,5% nas vendas. Os empreendedores devem, portanto, estar atentos às oportunidades que os feriados oferecem, planejando estratégias para capitalizar sobre o aumento do consumo durante essas datas.

Por este motivo, o Sebrae RS realizou uma pesquisa para entender as expectativas e comportamentos dos consumidores em relação aos feriados de 2024. A pesquisa analisou publicações em redes sociais (Instagram e X, antigo Twitter), identificando tendências, demandas e estratégias utilizadas pelas marcas para engajar os consumidores.

Resultados da pesquisa sobre os feriados de 2024

A pesquisa revelou que a maioria das publicações sobre os feriados de 2024 são neutras, focando em relatos pessoais ou notícias. No entanto, as publicações positivas destacam a expectativa dos usuários em relação ao descanso, viagens e entretenimento durante os feriados.

As marcas e empresas utilizam essas datas para promover produtos e serviços, aproveitando o aumento do engajamento dos consumidores. As estratégias incluem ofertas especiais, lançamento de produtos temáticos e criação de experiências memoráveis para os clientes.

Dicas para os empreendedores que querem aproveitar os feriados de 2024 para lucrar mais

Para os empreendedores, os feriados de 2024 são uma chance de aumentar as vendas, fidelizar clientes e fortalecer a marca. Algumas dicas para aproveitar ao máximo essas oportunidades incluem:

  • Planejar com antecedência: organize suas estratégias promocionais e de estoque para atender à demanda sazonal.
  • Focar na experiência do cliente: crie promoções e ofertas que proporcionem valor agregado aos consumidores, incentivando a fidelização.
  • Utilizar as redes sociais: engaje seu público-alvo com conteúdo relevante e interativo, destacando as vantagens de comprar com sua marca durante os feriados.
  • Monitorar e adaptar: acompanhe os resultados de suas ações e esteja pronto para ajustar suas estratégias, conforme necessário, para maximizar o retorno sobre o investimento.

 

Os feriados de 2024 são uma excelente oportunidade para os varejistas expandirem suas vendas e fortalecerem suas marcas. Com planejamento estratégico e foco na experiência do cliente, os empreendedores podem transformar essas datas em momentos de sucesso e crescimento para seus negócios.

Para mais dicas e estratégias sobre como aproveitar os feriados de 2024 para impulsionar seu negócio, clique aqui e acesse o conteúdo completo.

Banner do blog post do Sebrae RS. Na imagem de fundo azul, temos uma ilustração que remete à temática do texto no lado esquerdo. No lado direito temos a marca do Sebrae, a sinalização de conteúdo gratuito e a frase “Principais feriados de 2024: como os feriados podem beneficiar as vendas do varejo”. Logo abaixo temos o botão que direciona para o download do conteúdo completo.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: