Marque presença nos canais digitais e aumente suas vendas

Conheça os canais mais utilizados pelas empresas em suas estratégias

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

A presença nos canais digitais tem se tornado uma estratégia crucial para as empresas que querem se manter competitivas no mercado. Isso porque a nossa vida tem sido pautada no que vivenciamos na internet e é por meio dela que comparamos preços, descobrimos mais sobre produtos e serviços, além de entrar em contato com as marcas. 

Uma pesquisa realizada pela HostGator, empresa de hospedagem de sites, revelou que 58% dos negócios brasileiros passaram a investir na presença digital durante a pandemia. O estudo também mostrou que 64% desses negócios observaram um aumento nas vendas. 

Ou seja, pensar estrategicamente em cada passo da relação entre marca e consumidor no mundo digital é fundamental. Por isso, separamos os canais que mais fazem sucesso entre as empresas no mundo digital.

Os canais digitais mais utilizados pelas empresas

Marketplace: funciona como um shopping center online e oferece produtos de diversas marcas. Grandes lojas como Amazon e Magazine Luiza são responsáveis por essas plataformas que conectam os consumidores a diferentes empresas. Uma das grandes vantagens do marketplace para as pequenas empresas é poder desfrutar do alcance e da credibilidade desses grandes sites para conseguir visibilidade.

E-commerce: um dos canais de vendas online mais conhecidos, é basicamente uma loja virtual. Nesse caso, a loja pertence a uma única marca, que é responsável pela venda. Por isso, é muito importante investir em um ambiente virtual seguro, para garantir a segurança dos consumidores no momento da compra. 

Social Commerce: esse tipo de comércio acontece diretamente nas plataformas de redes sociais, como Facebook, Instagram ou WhatsApp. Uma das suas grandes vantagens é que não se limita apenas às compras, pois também promovem momentos de interação, facilitando a troca de informações sobre produtos e serviços com os clientes. Outro ponto favorável é que as redes também permitem que os consumidores emitam suas opiniões e classifiquem a qualidade dos produtos e do atendimento.

As vendas nas redes sociais

As vendas nas redes sociais não param de crescer. Segundo um levantamento feito pela We Are Social,  há cerca de 4,2 bilhões de usuários de redes sociais espalhados pelo mundo. E as mudanças no comportamento dos consumidores sugerem que grande parte desses usuários das redes têm optado por comprar por esses canais por diversos motivos, como: preço, rapidez, fácil acesso a mais informações sobre os produtos, entre outros.

A seguir, veja as redes sociais mais utilizadas pelos empreendedores brasileiros:

canais digitais - tabela que explica as 3 redes sociais utilizadas para vendas

Assim como outros canais de venda, o social commerce também passa por alguns desafios. Acesse o material completo do Sebrae RS para entender melhor quais são esses obstáculos, aprender a contorná-los e impulsionar suas vendas nas redes sociais.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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