10 dicas para se destacar nas redes e vender mais no Natal

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O Natal é a data comercial mais importante do ano e você precisa estar preparado para usar essa oportunidade para criar promoções certeiras! Junto da Black Friday e do Dia das Mães, essa é a data que mais gera faturamento para as empresas de todos os segmentos.  

Apesar disso, você tem um desafio: para vender bem, é preciso superar a concorrência. São muitas as promoções e anúncios atrativos e vantajosos nessa época do ano, e para se destacar, tem alguns pontos que você pode seguir para criar uma campanha envolvente nas suas redes sociais. 

 

  1. Crie um clima Natalino

Você já deve ter percebido que todos os shoppings da sua cidade já estão em “clima de Natal”. Para envolver o público, é crucial incorporar o espírito natalino não apenas na sua loja física, mas também no e-commerce e nas redes sociais. O design é capaz de provocar emoções e inspirar os seus clientes a já começarem a pensar nos presentes de Natal. De acordo com o seu nicho de mercado e público-alvo, defina uma campanha. Ela vai ser mais divertida? Mais emocional? Vai ser uma campanha lúdica? Tudo vai depender do seu segmento e do que funciona com o seu público, mas é importante definir um slogan e uma identidade visual para todos os posts de Natal. Assim você gera uma unidade visual e temática para a sua comunicação. Você pode manter as fontes oficiais da marca, criar um selo, ou mudar as cores da sua paleta tradicional. Você também pode adicionar elementos natalinos, como mostrar fotos dos seus produtos com algum item característico, como a árvore ou mesmo as luzinhas de Natal. 

Crie um clima natalino
  1. Diversifique os formatos

Agora que você já definiu a linha estética da sua campanha de Natal é importante colocar no seu planejamento diversos tipos de publicação. Desde stories, vídeos curtos como Reels e TikToks, carrosséis de imagens e artes no feed. Assim, você consegue testar o que funciona melhor com os seus clientes e também criar comunicações distintas para o nível de consciência de cada público. Por exemplo, para atrair quem ainda não segue você e conquistar novos clientes, o Reels é a melhor alternativa, pois ele é mostrado para pessoas de fora da sua base de audiência. Nesse caso, crie um conteúdo de atração, e não de venda. Para vender, é melhor conversar com quem já tem um nível de consciência maior sobre a sua marca, como aqueles seguidores que te acompanham nos stories ou assistem as suas lives. 

  1. Faça Live Commerce

Por falar em conteúdo de venda, a live commerce é excelente para esse objetivo. Você pode fazer uma live por semana, por exemplo, mostrando seus produtos e promoções, com a facilidade de comprar sem precisar enfrentar filas de shoppings ou gastar com estacionamento. Mas para que essa estratégia funcione, é preciso identificar tendências de consumo e ofertar soluções. A live commerce não é o lugar que você “empurra” o que está encalhado no estoque. E sim, o momento de gerar desejo e conexão com o seu seguidor e mostrar que você tem exatamente aquilo que ele procura. Aproveite esse momento para encantar o cliente e não esqueça de informar com antecedência o dia e hora da sua live ou até mesmo criar um dia e hora específico semanal para as suas lives, gerando expectativa na audiência. 

 

  1. Faça parcerias com influenciadores

Para divulgar ainda mais a sua live commerce e as promoções de Natal, você pode contar com a ajuda de influenciadores. Além de alcançar novas audiências, eles ajudam a aumentar a confiança das pessoas na sua marca, pois, além de expor a seu conteúdo para um público maior, eles podem influenciar na decisão de compra dessas pessoas. Para que essa estratégia funcione é importante que os influenciadores tenham uma audiência relacionada ao produto ou serviço que você vende, para que a comunicação faça sentido e traga os resultados esperados. O influenciador pode inclusive apresentar a sua live, junto dos seus vendedores, gerando maior interesse e desejo no público que está acostumado com a linguagem e comunicação do influenciador. Essa é uma estratégia eficaz para atingir um público segmentado e, portanto, com maior probabilidade de ter interesse de compra. 

  1. Crie diferentes listas de melhores amigos

O “Melhores Amigos”, também conhecido como Close Friends ou Amigos Próximos foi criada no Instagram para exibir conteúdo exclusivo apenas a pessoas próximas e permite que você poste stories, Reels ou feed a um grupo selecionado de pessoas. Mas agora, o Instagram já permite que você crie mais de uma lista e isso abre infinitas possibilidades para criar listas de clientes e potenciais clientes, consumidores fiéis e grupos VIPs. Assim, você pode divulgar promoções exclusivas, cupons de desconto, vantagens especiais e novidades em primeira mão, fazendo o seu cliente se sentir prestigiado e especial, fidelizando ainda mais essas pessoas. Não esqueça de criar estímulos para que os seus clientes postem o seu produto ou embalagem nas suas redes sociais, e façam avaliações positivas, gerando mais prova social.  

  1. Ajude o seu seguidor

Quais são as maiores dificuldades das pessoas na hora de presentear alguém? Uma boa dica é observar as dúvidas frequentes dos seus seguidores e clientes, mas uma ferramenta bem bacana para utilizar é o site answerthepublic.com. Acesse o site e pesquise por “presente de Natal” ou pelo termo que você preferir, selecionando o Brasil como país. Ali você vai receber as principais questões pesquisadas no Google relacionadas ao tema “presente de Natal”, que podem se transformar em conteúdo nas suas redes sociais, como por exemplo: presente de Natal para equipe de trabalho, presente de Natal criativo para namorado, como embrulhar presente de Natal etc. Veja o que tem relação com o seu produto e aproveite para ter muitas ideias de conteúdo com um alto potencial de compartilhamento. Quando você ajuda as pessoas, isso gera um sentimento de reciprocidade no seu seguidor, que faz com que ele queira retribuir a ajuda, e consequentemente irá fazê-lo lembrar de você na hora de fazer as suas compras. 

  1. Aposte nas emoções

Emoções são como posts its químicos na mente do seu cliente. Emoção gera memória. E não tem melhor época do ano para tocar o fundo do coração do seu cliente do que o Natal. Assim, você gera uma relação que vai além da relação transacional de compra e venda e cria um verdadeiro vínculo com o seu cliente. Por isso, diversifique. Não faça todas as postagens exclusivamente falando de produtos e serviços. Fale das emoções, das transformações geradas. Você pode criar um storytelling, ou colher depoimentos mais emocionais. O Natal é o momento em que muitas pessoas param para refletir e são solidárias umas com as outras. Também é a principal data para reunir a família. Ao planejar a sua campanha de Natal, pense nas pessoas. Faça algo que sensibilize, que emocione, que toque, enfim, que desperte o amor e a compaixão! É isso que buscamos no Natal. Mas atenção! É importante que a sua marca mantenha a sua essência durante a campanha. Crie uma narrativa envolvente e original que tenha a cara da sua marca.   

  1. Crie colaborações com outras marcas

As collabs com outras marcas são excelentes formas de aumentar o alcance da sua audiência e ainda promover as vendas com o apelo de escassez, criando um produto exclusivo por tempo limitado. Você pode criar produtos criativos para atrair a atenção, mas para que a colaboração funcione é preciso que as marcas envolvidas tenham o mesmo público, mas sejam de nichos diferentes, caso contrário você estará colaborando com o seu concorrente. É bacana explorar os sentimentos de nostalgia que geram ainda mais esse gatilho de compra. Exemplos de colaborações bem-sucedidas que usaram desse recurso nostálgico são a colaboração da Yuool e Disney, com um tênis criado em comemoração aos 100 anos da Disney, o Bubbaloo e O Boticário com uma linha de cosméticos com o aroma do Bubbaloo, e recentemente os protetores labiais Carmed com sabor das balas Fini, que foi um sucesso viral nas redes sociais. 

  1. Invista no pós-venda e fidelize

Seguir todos os pontos até aqui, mas pecar no pós-venda, é desperdiçar esforços. Não esqueça que entregar no prazo e gerar uma experiência de compra memorável é importante para fidelizar o seu cliente. Aproveite para encantar e manter um contato, gerando um relacionamento e algum programa de fidelidade para esse cliente que chegou pela sua campanha de Natal e pode ficar muitos anos comprando de você. Não deixe passar nenhum comentário ou dúvida sem rápida resposta. Além de gerar mais confiança na marca, você garante uma boa experiência e deixa de perder as vendas por impulso. Fidelize e torne o seu cliente um compartilhador da sua marca. É muito mais expressivo ouvir falar bem de uma marca pela boca do seu amigo, do que quando você vê um anúncio da marca nas redes sociais. O seu custo de aquisição de clientes é muito menor quando seus clientes são os seus vendedores. Aposte nisso! 

  1. Não tem jeito, invista em anúncios

Sabemos que a lista de afazeres pode ser extensa, mas assim como você, muitos empreendedores entendem a importância de se posicionar e gerar conteúdo de valor nas redes sociais. Além disso, nessas épocas do ano costuma ser muito concorrido, pois muitas marcas investem milhões em tráfego nas plataformas digitais. Por isso, por melhor que seja a sua estratégia orgânica, vale a pena investir em tráfego pago para conseguir atingir o seu público de forma mais segmentada, de acordo com idade, localização, comportamento de compra e muito mais. Isso permite que você alcance as pessoas certas, investindo para aparecer apenas para aquelas pessoas que tem mais chances de fechar uma compra. 

 

Ao seguir essas dicas, você estará preparado para se destacar nas redes sociais durante o Natal e aumentar suas vendas. Lembre-se sempre de manter a autenticidade da sua marca e de adaptar as suas estratégias de acordo com o comportamento do seu público-alvo. Aproveite essa temporada de festas para fortalecer o seu relacionamento com os clientes e impulsionar o crescimento do seu negócio. 

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