Canais digitais: fortaleça o relacionamento com clientes
Aprenda a utilizar melhor os recursos disponíveis nos canais digitais e potencialize o desempenho da sua marca no mundo digital.
Publicado em: Leitura: 3 minutos
Não é mais novidade que cada vez mais as empresas precisam estar presentes no mundo digital, seja no Instagram, Facebook, WhatsApp, Google, sites, etc, pois são ferramentas poderosas para encontrar e atrair mais clientes.
As facilidades de pesquisa de produtos ou serviços pela internet aumentam a necessidade de divulgar cada vez mais os negócios no canais digitais e, é essencial olhar a performance de cada canal para extrair melhores resultados. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como usar os principais canais digitais e melhorar ainda mais o desempenho do seu negócio.
Confira agora mesmo!
GOOGLE MEU NEGÓCIO
Atualmente, o Google é a principal fonte de pesquisas de usuários e consumidores que desejam obter informações sobre um produto, serviço ou negócio. Dessa forma, estar presente na plataforma e disponibilizar aos clientes informações importantes e corretas da sua empresa, é fundamental para aumentar as vendas e conquistar a confiança dos consumidores.
O Google Meu Negócio ajuda a empresa a atrair e interagir com os clientes quando estão a procura de um negócio local.
Com o Perfil de Negócio, a empresa poderá aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Assim, é possível responder às avaliações, mostrar a localização, publicar fotos de produtos ou ofertas especiais e adicionar ou editar informações do estabelecimento.
É importante manter sempre atualizadas as informações da empresa, como telefone, endereço, horário de atendimento e descrição do negócio. A ferramenta Google Ads (anúncios) pode ser uma boa estratégia de chegar aos clientes, principalmente se sua empresa atua em um segmento que possui muitos concorrentes na região.
A terceira rede social mais utilizada no Brasil, de acordo com os dados da We Are Social, o Intagram já soma mais de 113,5 milhões de seguidores, com média mensal por pessoas de 16 horas de uso. Sem dúvidas, ao usar o Instagram para empresas, tem uma ótima oportunidade de alcançar o público desejado. Além disso, é possível manter um relacionamento próximo com os consumidores, engajá-los e conhecê-los melhor! Conheça algumas boas práticas para utilizar a plataforma:
- Identidade visual: a foto do perfil está definida e chama atenção de quem está visitando pela primeira vez? É importante que as cores, as imagens e a marca da empresa estejam de acordo com o posicionamento do negócio e desperte o interesse dos clientes.
- Biografia: a descrição da empresa deve estar adequada à identidade visual e a atividade da empresa.
- Stories ou Destaques: aqui é importante que estejam separados por categoria, que sejam atrativos e que facilitem a consulta dos clientes.
- Nas publicações, utilize legendas, hashtags e conteúdos direcionados ao seu produto e público-alvo.
- Com o intuito de criar maior engajamento, produza vídeos, sorteios, enquetes que convidem o cliente a responder ou indicar amigos.
- Faça um planejamento de postagens. Estabeleça uma periodicidade para os posts e crie um cronograma com datas e horários para cada tipo de conteúdo.
- Insira link de direcionamento para outros canais, como WhatsApp e site, se houver.
- Indique a forma de pagamento, entrega e preço, sempre que possível, nas publicações.
Nos últimos anos, segundo pesquisa realizada pela empresa Meta, o alcance potencial dos anúncios no Facebook vem apresentando queda, porém, ainda é uma rede social bastante utilizada no Brasil – ficando em quarto lugar entre os canais mais utilizados, com 109,1 milhões de usuários ativos no país. Diante disso, é importante que você mantenha sempre a página atualizada, com seguintes informações:
- Imagem/foto/nome da empresa;
- Telefone, e-mail e endereço;
- Horário de atendimento;
- Link para as demais redes;
- Descrição do que é a empresa.
Saiba como anunciar no Facebook e Instagram:
WhatsApp Business
O WhatsApp Business se tornou uma importante ferramenta para os pequenos negócios, pois possibilita a interação direta com clientes e, através dele, é possível classificar, automatizar e responder mensagens rapidamente. Confira as dicas de utilização dessa ferramenta:
- Assim como nas redes sociais, tenha uma imagem condizente com a identidade da empresa e de fácil identificação.
- Inclua o endereço da empresa, com o link de acesso ao Google Maps para que o cliente possa traçar uma rota até o seu estabelecimento.
- Crie uma mensagem instantânea para que o cliente entenda que em breve será atendido ou de acordo com o horário de atendimento.
- Inclua o horário de atendimento/funcionamento da empresa.
- Use a opção “catálogo de produtos” para incluir um portfólio de produtos ou divulgar os serviços prestados.
Gostou das dicas? Então, que tal receber um diagnóstico com uma análise detalhada dos canais digitais utilizados pela sua empresa? A análise é realizada por especialistas do Sebrae com indicações de soluções para melhorias em cada canal. Ao receber a análise, ainda é possível agendar um bate-papo para tirar todas as dúvidas.
Incrível né? Então não perca mais tempo, clique aqui e preencha o formulário para o mapeamento dos canais digitais da tua empresa.
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