Feedback: como aplicar para ter uma equipe mais engajada

Um feedback eficiente pode tornar uma equipe muito mais comprometida.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Quantas vezes você teve dificuldades em conseguir que sua equipe fizesse o que tinha de ser feito, mesmo com um time já experiente?

Com a correria do dia-a-dia é comum não ter tempo para ouvir e conversar com seus colaboradores, principalmente quando se trata do pequeno empresário, pois está envolvido em todas, ou quase todas, as áreas e demandas da empresa.

Porém, essa falta de comunicação pode trazer problemas que poderiam ser evitados caso houvesse um alinhamento prévio, com um feedback.

Não somente saber sobre as expectativas da empresa e as atribuições do cargo, os colaboradores também precisam saber se estão desempenhando de forma eficiente as suas atividades. Quando o gestor não oferece um feedback sobre seu desempenho, isso pode causar uma desmotivação e baixa produtividade que, consequentemente, poderá acarretar em resultados abaixo do esperado.

Quando você aplica um feedback, você encoraja o profissional a melhorar, continuar ou desenvolver determinado comportamento.

Mas, como aplicar um feedback corretamente? 

O feedback precisa ser de qualidade, não é somente uma chamada para a melhora ou um elogio, e sim uma orientação. De acordo com Missel (2012, p. 45), um feedback insuficiente ou equivocado poderá ser tão ruim quanto não dar feedback.

O feedback também deverá ser logo após o acontecimento, pois quando realizado meses após o ocorrido tende a ser ineficiente.

Então, como realizar uma orientação construtiva, de maneira eficiente?

Antes de saber como aplicar, é preciso refletir se o que será dito é realmente necessário. Você precisará ter evidências reais se o que ocorreu é verdadeiro.

Não deve ser por impulso, através de possíveis especulações ou de informações obtidas pela “rádio peão”. Também, avalie se o que você tem a dizer será importante para o desenvolvimento do seu colaborador e da empresa, não somente um desabafo.

Para planejar um feedback eficaz o André Ferraz, da In Loco Media, traz alguns pontos importantes a seguir:

  • O que você quer que a pessoa comece a fazer?
  • Qual comportamento você espera que ela inicie?
  • O que você vê que esta pessoa poderia continuar a fazer?
  • O que está dando certo?
  • O que você gostaria que esta pessoa parasse de fazer?

Outro ponto importante para que o feedback seja efetivo é ser descritivo e não avaliativo. É importante não julgar e sim, relatar o ocorrido a partir de dados concretos, com exemplos específicos. É necessário explicar o comportamento que gerou aquela situação, o impacto que teve na relação com a equipe e com o negócio e deixar claro como poderia ter sido feito de outra maneira para que o resultado das ações se tornassem positivos.

desenho de duas pessoas trocando informações - feedback

Seja específico e direcionado. Não fale de características negativas, dê exemplos de uma situação.

Um bom exemplo é de um colaborador que teria deixado algumas peças de roupas fora de ordem. Ao invés de apenas dizer que ele precisa ser mais organizado, é importante  mostrar que percebeu que ele tem deixado algumas peças fora da ordem (relatar algo que aconteceu e não de uma característica pessoal) e questionar se ele precisa de alguma ajuda ou então, orientar como ele deve proceder a partir da indicação.

Outra questão importante ao realizar o feedback é envolver seu colaborador na resolução do problema.

Confira algumas sugestões de perguntas elaboradas pelo André Ferraz:

  • O que você poderia fazer de diferente da próxima vez?
  • Como você avalia essa determinada situação ou ação que você teve?
  • O que você no meu lugar faria?
  • Como você iria interpretar essa determinada ação?

Muito importante: Escute. Tenha atenção plena. Deixe a pessoa falar.

E atenção!

Nunca critique em público, um feedback corretivo nunca deve ser dado com outras pessoas.

Agora, se você quiser elogiar um colaborador, o feedback positivo pode ser fornecido perante a equipe, pois também servirá como incentivo para os demais colaboradores. Pratique também o feedback positivo. Pesquisas apontam que as pessoas se sentem mais motivadas quando recebem um feedback positivo.

Valorize seus colaboradores, pois quanto mais engajados, maior será a possibilidade de resultados positivos e maior lucratividade para a empresa.

E, não se esqueça, após um feedback é importante documentar o que foi conversado, de forma resumida, e enviado por e-mail, por exemplo.

Quer melhorar a liderança no seu negócio? Acesse o curso online e gratuito Os 4 elementos da liderança.

Acesse o Curso

 

Fontes:
Sebrae talks: Como dar feedback: aprenda a aplicar com os colaboradores da sua empresa | Vanessa Menêses https://www.youtube.com/watch?v=tIgn0Er7BhI
Artigo: 5 dicas essenciais de como dar feedback para desenvolver seu time: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/5-dicas-essenciais-de-como-dar-feedback-para-desenvolver-seu-time,166cda0e84ebe510VgnVCM1000004c00210aRCRD
MISSEL, Simoni. Feedback Corporativo: Como saber se está indo bem. São Paulo: Saraiva, 2012.

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

GABRIELA
Pós-graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas, atuo no Sebrae desde 2017 com foco em atendimento especializado ao pequeno negócio.

Você também pode gostar de: