10 dicas para vender mais na retomada dos negócios

Confere estratégias para aumentar as vendas e retomar os negócios em tempos desafiadores como o que vivemos no RS.

Publicado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

Estamos passando por tempos desafiadores no RS. Mesmo quem não foi diretamente afetado pelas enchentes e deslizamentos de maio de 2024, sente as consequências do desastre climático através de parceiros, fornecedores e clientes. Em momentos como esse, é fundamental repensar e adaptar as estratégias para se manter competitivo, aproveitando todas as dicas para vender mais que veremos a seguir.

Como vender em um momento como o agora?

Para isso, contar com o online, melhorar o relacionamento com o teu público e te unir com outros negócios locais pode ser uma solução. A Jociane Ongaratto, nossa Analista de Competitividade Setorial, esteve no episódio #194, “Como vender em um momento como o agora?”, do podcast Plano de Voo, compartilhando algumas estratégias práticas para ajudar empresas a superar essa fase e impulsionar as vendas. A seguir, confere 10 dicas para vender mais e colocar em prática agora.

  1. Avaliação e replanejamento: para os negócios diretamente afetados, o primeiro passo é fazer uma avaliação completa dos danos sofridos e do que foi perdido. Identifica o que pode ser recuperado e, a partir disso, revê a estratégia. Também é importante refletir se os produtos ou serviços oferecidos estão adequados ao momento e considerar explorar novas formas de venda. Por fim, é necessário estudar uma forma de se reconectar com os clientes já existentes e entender os novos públicos que podem chegar nesse período de retomada.

 

  1. Diversifica teus canais: uma das dicas para vender mais que é válida para todos os negócios, afetados diretamente ou indiretamente pela tragédia, é estar presente em multicanais. Vender pelo Instagram, WhatsApp e marketplaces são maneiras de diversificar os pontos de venda da empresa e alcançar um público mais amplo. Para isso, escolhe a melhor plataforma com base no comportamento do teu público. Lembre-se, a melhor opção é onde o teu cliente está. Além disso, outra dica valiosa para se dar bem no e-commerce é caprichar na descrição dos produtos, especificando materiais, tamanhos e outras informações relevantes. Confere aqui mais detalhes de como usar as plataformas online pras tuas vendas.

 

  1. Conhece o teu público: não adianta, toda empresa precisa saber com quem está se relacionando. Pra isso, realiza pesquisas para entender melhor quem são os teus clientes. A Geração Z, por exemplo, está cada vez mais presente no mercado online e possui um poder aquisitivo significativo. Dessa forma, adaptar as tuas estratégias para atender às preferências desse público pode ser um diferencial.

 

  1. Mapeamento de custos: em tempos desafiadores, identificar todos os custos envolvidos na operação, desde a produção até as ações de divulgação online, é uma das dicas para vender mais. Isso ajudará a definir preços justos e a otimizar as tuas margens de lucro.

 

  1. Transparência e conexão: outra estratégia fundamental para o momento é ser transparente, mostrando quem está por trás da marca e gerando confiança. Dessa forma, é essencial contar sobre as dificuldades enfrentadas, como problemas logísticos ou desafios com fornecedores. Além disso, compartilhar a tua jornada e a da empresa humaniza a marca e cria uma conexão mais profunda com o público. Acessa aqui mais dicas sobre o poder do protagonismo pra aumentar tuas vendas.

 

  1. Relacionamento com o cliente: mais uma das dicas para vender mais que abrange todos os negócios é estar presente nas redes sociais para construir e manter um relacionamento com o teu consumidor. Dessa forma, compreende os hábitos deles para garantir recompra e fidelidade. Além disso, dar atenção ao atendimento, tanto na hora da venda quanto no pós-compra, é fundamental. Por fim, responder rapidamente e de forma eficiente faz toda a diferença para manter um bom relacionamento.

 

  1. Escolha do marketplace: para ter sucesso no e-commerce, é fundamental analisar qual marketplace é o melhor para os teus produtos. Para isso, coloca os valores na ponta do lápis e pensa em como te posicionar para ser percebido pelos clientes da maneira desejada. 

 

  1. Depoimentos: pensa com a gente, através do online, não é possível provar uma roupa ou testar um produto, por isso, contar com a opinião de quem já comprou ou usou é muito importante. Sendo assim, busca reunir depoimentos dos clientes sobre os teus produtos e serviços, já que isso ajuda a eliminar objeções e oferece segurança para novos compradores, sendo uma das dicas para vender mais importante.

 

  1. Entrega e embalagem: este é o primeiro contato do pós-compra, quando o teu produto está chegando até o cliente, portanto, é preciso dar atenção aos detalhes. Primeiramente, seja transparente sobre os prazos de entrega, relatando qualquer atraso ou eventuais problemas. Além disso, cuida da embalagem dos produtos, criando um “momento UAU”, quando o consumidor recebe o pacote. 

 

  1. Juntos, a gente supera: por fim, nenhuma empresa cresce sozinha. Sendo assim, é fundamental participar do movimento de compra de marcas gaúchas. Sinaliza que a tua marca é do Rio Grande do Sul e te junta a outros negócios locais para compartilhar visibilidade. A plataforma Compre RS, por exemplo, é uma excelente vitrine para produtos gaúchos e pode ajudar a promover a tua marca. Afinal, juntos, a gente supera.

Como saber mais sobre cada estratégia

Ao seguir essas estratégias, o teu negócio estará mais preparado para enfrentar os desafios atuais e se fortalecer. A colaboração e adaptação são a chave para superar as adversidades e continuar crescendo, mesmo em tempos difíceis. Para saber mais detalhes sobre as dicas para vender mais, escuta o episódio completo do Plano de Voo clicando aqui.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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