Transformação Digital na Reconstrução dos Pequenos Negócios
Apesar de desafiadores, períodos como o que estamos vivendo evidenciam a importância do uso da inovação e da adoção de novas tecnologias na reconstrução dos pequenos negócios.
Publicado em: Leitura: 3 minutos
Os pequenos negócios gaúchos terão novos desafios no processo de retomada das suas atividades após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. A perda das suas estruturas físicas, o aumento do endividamento devido ao processo de reconstrução de espaços, além das dificuldades logísticas para acesso a insumos e escoamento da produção, são alguns dos principais desafios no processo de retomada da economia no nosso estado.
Apesar de desafiadores, períodos como o que estamos vivendo evidenciam a importância do uso da inovação e da adoção de novas tecnologias na reconstrução dos pequenos negócios e na retomada das operações.
Confira como a Transformação Digital, com a adoção de novas tecnologias, pode apoiar a reestruturação do seu modelo de negócio, a retomada das operações e a identificação de oportunidades nesse momento.
O que é transformação digital?
Na prática, a transformação digital é a reestruturação ou criação de novos processos para a adoção de novas tecnologias dentro do seu negócio. Seu objetivo é impulsionar a eficiência operacional, aprimorar a experiência do cliente, otimizar a cadeia de suprimentos e explorar novas oportunidades de crescimento.
Como está o nível de transformação digital nos pequenos negócios?
De acordo com o Mapa de Digitalização das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras, estudo realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 66% das micro e pequenas empresas brasileiras ainda estão na fase inicial do processo de transformação digital, 30% estão na fase intermediária e apenas 3% podem ser considerados líderes nas suas áreas.
Até aqui, entendemos conceitualmente o que é transformação digital e como está o nível de digitalização dos pequenos negócios no Brasil. Agora, vamos entender quais são os desafios e benefícios da implementação adequada da transformação digital após as enchentes no Rio Grande do Sul.
Quais são os principais desafios para implementação da transformação digital após os eventos climáticos no RS?
Entre os principais desafios para a implementação da transformação digital, podemos destacar dois:
- Falta de conhecimento: muitos proprietários de pequenas empresas não têm conhecimento suficiente sobre as tecnologias digitais disponíveis e como elas podem ser aplicadas em seus negócios.
- Falta de recursos financeiros: a implementação da transformação digital pode exigir investimentos significativos em tecnologia e treinamento de funcionários, o que pode ser um desafio para pequenas empresas com recursos financeiros limitados.
O Sebrae RS, entendendo que essas necessidades podem impactar diretamente a implementação da transformação digital nos pequenos negócios gaúchos, criou a página Juntos pelo RS. Nela, além de todas as informações sobre nossas ações de apoio, apresentamos quais são as tecnologias criadas pelo ecossistema de inovação gaúcho para apoiar os pequenos negócios do Rio Grande do Sul e como acessar recursos financeiros para, entre outras ações de retomada, realizar a adoção de tecnologias.
Quais são os benefícios da implementação da transformação digital?
De forma geral, a implementação assertiva da transformação digital pode beneficiar os pequenos negócios de muitas maneiras. Abaixo destaco três benefícios que podem refletir diretamente na sobrevivência das empresas nesse período de reconstrução e retomada das atividades:
- Resiliência e Continuidade dos Negócios: a transformação digital pode aumentar a resiliência dos pequenos negócios, permitindo uma rápida adaptação às mudanças e recuperação de desastres.
- Melhoria na Eficiência Operacional: a digitalização de processos pode levar a uma significativa melhoria na eficiência operacional. Automatização de tarefas, gestão de estoque em tempo real e uso de plataformas de comunicação digital facilitam a administração dos negócios, reduzindo custos operacionais e melhorando a produtividade.
- Acesso a Novos Mercados e Clientes: a transformação digital permite que os pequenos negócios expandam sua presença além das fronteiras físicas, alcançando novos mercados e clientes através de plataformas online. Isso é fundamental para a recuperação econômica, oferecendo novas oportunidades de crescimento e diversificação de receitas. O e-commerce e o marketing digital são ferramentas poderosas para aumentar a visibilidade e atrair clientes.
Na prática, como a transformação digital pode ser implementada nos pequenos negócios?
Existem muitas formas de implementar a transformação digital no seu negócio. De forma geral, para que você possa conquistar um ganho real com esse processo é preciso pensar nos seguintes pontos:
- Qual é objetivo que pretendo atingir com a digitalização do meu negócio?
- Quais processos digitalizarei?
- Quais processos serão criados a partir da adoção das novas tecnologias?
- Quais são os conhecimentos e parceiros necessários para implementação da transformação digital no meu negócio?
Além dessas perguntas norteadoras, não esqueça: transformação digital é mais sobre revisão e estruturação de processos do que sobre adoção de novas tecnologias.
Gostou do texto e que saber mais sobre digitalização e transformação digital? Clique aqui, e acesse o e-book Digitalização das empresas.
Sabemos que o período é muito difícil para o RS, mas vamos enfrentar essa fase juntos. 🤝
Confira os apoios oferecidos pelo Sebrae RS para superarmos esse momento:
Juntos pelo RS
Confira as principais informações, determinações e medidas de apoio aos micro e pequenos negócios afetados pelas enchentes do RS. Nessa página você encontra informações sobre legislações, tributos, iniciativas financeiras, notícias, demais apoios e nossos canais de atendimento. Saiba mais:
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: