O que falta para a sua empresa inovar?

A inovação tem sido um desafio cotidiano e necessário para todo e qualquer negócio.

Publicado em: Leitura: 3 minutos

Vivemos em um ambiente de negócios complexo e competitivo e, para sobreviver nele, é preciso inovar. Você provavelmente já se deparou com essa frase inúmeras vezes, no entanto, no dia a dia do pequeno empreendedor nem sempre é fácil pensar em inovação e existem inúmeras justificativas para isso.

Aqui vamos tratar de algumas delas e trazer formas de contorná-las. 

falta de inovação

Tempo

Para ilustrar melhor vamos a uma história. O dono de uma padaria reclamava diariamente que não tinha tempo para nada, ele acordava às 4h da madrugada para fazer o pão que seria vendido, depois passava o dia todo atendendo os clientes no balcão. Ele sempre teve o desejo de expandir o negócio, mas ao final da jornada, depois de 10 ou 12 horas de trabalho, já não tinha mais energia para isso. Conversando com um amigo, ele reclamou que vários outros empreendedores que ele conhecia conseguiam fazer os seus negócios crescerem, enquanto o dele estava estagnado, apesar de todo o seu esforço. Sendo muito sincero, o amigo respondeu que ele tinha a rotina de trabalho de um padeiro, mas queria colher os resultados de um empreendedor.

É importante que o empreendedor busque regularmente separar um tempo para projetar e planejar os seus objetivos para empresa, as atividades operacionais ele pode vir a delegar, já o planejamento não. Sem um olhar estratégico para os problemas, o empreendedor tende a tornar-se um bombeiro apagando incêndios diariamente, sem nunca resolver a causa raiz.

Esse mesmo olhar é importante para identificar e avaliar oportunidades que podem ser criadas e exploradas. Não é fácil, mas é um hábito necessário que o empresário precisa trabalhar para não cair no erro de colocar todos os seus esforços nos processos do dia a dia e acabar esquecendo de olhar o negócio de forma estratégica, como no exemplo acima. Não há problemas em o empreendedor ser responsável por processos operacionais ou táticos dentro da empresa, mas ele não pode esquecer a visão estratégica do negócio, onde serão trabalhados os processos de inovação e sustentabilidade.

Saiba como ter ideias criativas e inovar na prática:

Acesse o curso

Dinheiro

Assim como com o tempo, a operação do dia a dia tende a concentrar os recursos financeiros. Investir em inovação demandará do empreendedor um esforço consciente para redirecionar esses recursos.

Porém, muitos caem na armadilha de pensar que são necessários grandes valores para começar a investir em inovação, o que não é verdade. Ferramentas como o MVP (mínimo produto viável) são uma excelente forma de contornar isso. Nele, a ideia é fracionada em partes pequenas o suficiente para serem testáveis sem a necessidade de investimento de muito tempo e dinheiro, mas não tão pequenas a ponto de não serem viáveis. Assim, caso o projeto precise ser descartado ou refeito, o impacto financeiro será menor. Se o retorno for positivo, os investimentos podem ir aumentando conforme o projeto for gerando resultado para a empresa.

Ao projetar um novo processo, produto ou serviço o empreendedor deve sempre ter em mente como testar a inovação de forma rápida e barata, já que podem acontecer muitos erros e ajustes ao longo do caminho.

Veja como usar o planejamento para inovar:

Saiba mais

Conhecimento e Pessoal

Para inovar também são necessárias pessoas e conhecimento, e a falta disso atrapalha quem deseja executar essa tarefa. Existem algumas alternativas para que essas dificuldades não seja fatores impeditivos. Uma delas é a inovação aberta, onde entendendo as limitações de recursos, o empreendedor busca no mercado parceiros que tenham esses recursos e objetivos complementares aos seus para viabilizar e/ou acelerar o processo de inovação, essas parcerias podem ser formadas com outras empresas, consultores, fornecedores, clientes, universidades e poder público. Assim, a empresa compartilha os riscos, custos e resultados com os parceiros.

Inspire-se no Vale do Silício para inovar:

Saiba como

Meu negócio sempre foi assim e sempre será

A tecnologia mudou a forma como os clientes consomem diversos tipos de produtos e serviços, criando novos mercados e eliminando outros. Conforme ela vai avançando e penetrando em novas camadas da sociedade, novas áreas são impactadas, e não estar atendo para isso pode ser um erro para o seu negócio.

Não se prenda apenas a grandes ideias, inovações disruptivas, aquelas que mudam totalmente o jogo, acontecem, porém são mais raras. Entretanto, inovações incrementais que levem a pequenas melhorias no seu produto ou serviço, podem mudar o seu negócio tornando-o mais competitivo. E, quem sabe, a soma delas não leve a mudança disruptiva.

Sabendo que todo e qualquer mercado será mudado por inovações, você pode escolher assistir e torcer para o seu negócio ser o último, ou, ser você o agente de inovação que muda o mercado.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: