O primeiro mês do ano já foi. Como estão seus planos para 2023?
Você já está de olho nas datas comemorativas de 2023? O ano de 2023 já está a todo vapor. Não fique para trás!
Atualizado em: Leitura: 2 minutos
As datas comemorativas são uma grande oportunidade para o varejo alavancar as vendas. Porém, para que essas vendas sejam de fato um sucesso no seu negócio, é preciso planejamento!
Conhecer seu púbico, escolher as datas que mais fazem sentido para o seu negócio e planejar as ações com antecedência são a chave para um bom resultado nas suas ações. Para ajudar você a tirar as ideias do papel e a organizar as ações nas datas escolhidas, compartilhamos abaixo 6 dicas para o sucesso!
1.Planejamento
Avalie as datas do ano inteiro e escolha as que mais fazem sentido para o seu negócio. É importante você revisitar mensalmente essas datas e avaliar, das ações que já foram realizadas, quais tiveram um bom resultado e quais não tiverem. Isso ajudará você a ser mais assertivo nas ações futuras.
2.Público-alvo
Conheça o perfil de clientes e potenciais clientes para identificar o que eles mais valorizam. Isso irá nortear o tipo de promoção que você irá realizar:
- Porcentagem de desconto em um produto?
- Combos de produtos/serviços com valores reduzidos?
- Cashback? Frete Grátis?
3.Datas
Escolha as datas que mais se adequam ao seu negócio. Defina 3 relevantes e 3 excepcionais que importam aos seus clientes.
Dica: Fique atento a datas que podem aumentar o engajamento dos seus clientes, mesmo que não resulte em vendas em sí, promoverá a sua marca como um todo.
4.Objetivo
Defina os objetivos a serem trabalhados em cada ação.
Mas fique atento: escolha no máximo 2 objetivos e determine metas sobre eles, assim você conseguirá monitorar o sucesso da campanha.
5.Ações
Baseado no conhecimento do seu público-alvo, determine as ações que vão compor cada campanha.
6.Divulgação
Nesse ponto trazemos o 5Ps do marketing essenciais para o sucesso:
- Produto/ Serviço: os produtos escolhidos para cada ação devem combinar com a ocasião e você deve cuidar os estoques (é necessário que você tenha uma quantidade suficiente para atender a demanda e em tempo hábil de venda).
- Ponto de Venda: decore o seu ponto de venda (seja físico ou online) de acordo com a data comemorativa. É importante ficar atento que decoração deve lembrar a data sem prejudicar os espaços de compra.
- Promoção: comunique com antecedência e considere o seu público-alvo no momento de escolher os canais que você irá comunicar.
- Preço: considere as suas margens e avalie o que é possível praticar. Aqui vale uma dica de ouro: Compre bem para vender melhor.
- Pessoas: capacite a sua equipe, pois eles serão os responsáveis pela experiência de compra do cliente.
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- Tendências de consumo
- Principais datas comemorativas para o varejo
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