Ideias para empreender: conheça 6 atitudes para essa jornada
Procurando ideias para inovar nos negócios ou começar do zero? Conheça hábitos e práticas que vão te ajudar nessa jornada empreendedora.
Atualizado em: Leitura: 3 minutos
Sabia que ter o próprio negócio é o 3º sonho dos brasileiros? Isso é o que revelou a pesquisa GEM 2021. Mas a gente sabe que para esse sonho se transformar em realidade é preciso ter uma boa ideia que contemple as reais necessidades dos consumidores do mercado.
Pensando nisso, reunimos neste conteúdo uma série de atitudes que podem ajudar no processo de geração de ideias, tanto de empresas que querem inovar para se manter competitivas no mercado, quanto para futuros empreendedores que querem realizar iniciativas viáveis.
Atitudes que favorecem a geração de ideias
A gente sabe que empreender não é um processo espontâneo. Por isso, logo abaixo você confere uma série hábitos e práticas que podem ajudar na construção de ideias para empreender com sucesso:
1. Aumente o seu repertório
Existem muitas formas de aumentar o seu repertório. Consuma conteúdos de livros, filmes e cursos e tente relacionar o aprendizado desses conteúdos com a realidade do seu negócio. Inclusive, a leitura está entre os hábitos dos profissionais mais bem-sucedidos do mercado.
Então, uma dica valiosa é reservar alguns minutos por dia para a leitura. Isso ajudará muito a ampliar seu conhecimento.
2. Estude referências positivas
Ter boas referências também é uma ótima forma de gerar novas ideias. Para isso, faça uma lista de empreendedores e empresas que você admira e procure identificar os motivos que causam essa admiração e tente incorporá-los à sua rotina.
Além disso, não deixe de observar as soluções que esses negócios estão oferecendo aos seus clientes.
3. Aceite o erro como parte do processo
É normal que muitas ideias iniciais, depois de testadas, se mostrem inadequadas para serem lançadas no mercado. Por isso, encare o erro como um desafio para criar uma solução que seja verdadeiramente necessária para os seus consumidores.
4. Faça um planejamento
Se você busca mais inspiração para empreender, é fundamental ter uma rotina e prever momentos de descanso. Dessa forma, você consegue definir períodos específicos para favorecer a criação de soluções.
No mesmo sentido, também é importante fazer o planejamento estratégico da sua empresa, isso ajudará a propor objetivos e os melhores caminhos para alcançá-los, delimitando o universo de ideias à realidade do negócio.
5. Busque resolver problemas
Já parou para pensar que muitos problemas do nosso cotidiano podem ser resolvidos com uma nova solução empreendedora? Reflita sobre sua experiência como consumidor ou consumidora e os produtos e serviços que te causam descontentamento. Pode ser que a sua questão seja parecida com a de outras pessoas.
Por isso, utilize plataformas de avaliação como o Reclame Aqui e o Google nas suas pesquisas. A partir dos problemas relatados, várias ideias para novas soluções podem surgir.
6. Aprofunde-se no segmento
Tente manter contato com empreendedores do segmento que você deseja atuar. Uma boa dica é questionar sobre a rotina deles, os principais desafios e como eles resolveriam os problemas se a empresa tivesse todos os recursos necessários para isso.
Nessas horas, é sempre bom escutar com muita atenção para conhecer a realidade do segmento que você quer empreender. Eventos, associações comerciais e setoriais podem ser bons locais para fazer esse networking.
Como ter ideias para empreender?
Preparamos um material completo sobre como ter ideias para começar um novo negócio. Ao ler o conteúdo, você terá a oportunidade de:
- Conhecer o cenário do empreendedorismo no Brasil e no RS;
- Aprender a fazer pesquisa de mercado no pequeno negócio;
- Aprender a desenvolver a criatividade em micro e pequenos negócios;
- Descobrir como ter um ambiente aberto à inovação;
- Compreender as boas práticas para realização de protótipos;
- Saber quais são o setores em alta para abertura de novos negócios;
- E muito mais!
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: