Cobertura South Summit Brazil: Os 4 destaques do 1º dia

Trouxemos os 4 principais assuntos do dia inicial do South Summit Brazil que acontece em Porto Alegre e se estende até sexta-feira (31)

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Sob muito sol e calor, a nova edição do South Summit Brazil começou ontem (29), em Porto Alegre, e o blog do Sebrae RS te coloca por dentro dos assuntos mais quentes do 1º dia da versão brasileira do maior evento do mundo voltado ao empreendedorismo a à inovação. 

South Summit Brazil: 4 destaques do 1º dia do evento
South Summit Brazil: 4 destaques do 1º dia do evento. Foto: Carlos Macedo/Sebrae

1-Luiza Trajano e a relevância do protagonismo feminino

Atração por onde passa, Luiza Trajano, empreendedora por trás da rede de lojas Magazine Luiza, também chamou atenção no 1º dia de South Summit Brazil como palestrante no painel “From Necessity to Impossible: Founders and Leaders” (Da necessidade ao impossível: Líderes e fundadores, em tradução livre). 

Inspiradora como de costume, Luiza partilhou sua experiência com empreendedores ressaltando a relevância do protagonismo feminino como lideranças eficientes e eficazes no mundo dos negócios:  

“Nasci numa família de mulheres empreendedoras e isso para mim é uma dádiva. Eu faço acontecer e não tenho compromisso de ser perfeita. Todos os erros vêm como ensinamento”, destacou a empreendedora. 

Vale lembrar que a Luiza, em 2022, deu uma entrevista exclusiva para o blog do Sebrae RS. Clique aqui para conferir. 

2-ESG como oportunidade para os pequenos negócios 

ESG foi uma das tendências do 1º dia de South Summit Brazil – a sigla em inglês ESG (Environmental, Social and Governance) representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas empresas.  

Foi exposto que as iniciativas ESG nas empresas precisam acontecer de dentro para fora para que se construa uma reputação externa interessante. Desse modo, se constrói uma cultura sustentável com benefícios a longo prazo. 

“Transformar as ODS, ou as questões sustentáveis, em metas aceleram o processo de desenvolvimento de soluções ambientais”, comenta Barbara Fritzen, gestora da InovaRS (Produção e Norte). Todos os projetos de sustentabilidade do InovaRS envolvem as ODS da agenda 2030 da ONU – eles estão rodando impactam 16 das 17 ODS. 

3-IA e uso de dados para a transformação digital 

Na palestra Balancing Purpose and Profit: The Critical Role of Positive Impact in Business Sustainability (Equilibrando propósito e lucro: o papel crítico do impacto positivo na sustentabilidade dos negócios, em tradução livre), Tania Consentino, Presidente da Microsoft, debateu sobre a maneira como usamos a Inteligência Artificial, defendendo sua utilização a favor da sustentabilidade e do ser humano. 

“Sustentabilidade é boa para os negócios e boa para o planeta – consigo gerar insights através da tecnologia que me permitem ser mais efetivo, produtivo e resolutivo”, acrescenta Tania, que também destaca a acessibilidade desse aliado: “A IA ajuda a ter as ferramentas para a transformação e ela está disponível para as pequenas, medias e grandes empresas”, finaliza. 

Na palestra, Technology & Ancestral Knowledge (Tecnologia e conhecimento ancestral, em tradução livre) foi dito que estamos vivendo a civilização da escassez, o ser humano destrói aquilo que não entende, uma crise em precedente.  

Só que a transformação digital pode mudar este cenário através da “Digitalização para permitir a desmaterialização do mundo, reflorestar lugares que o digital vai ressignificar. Digital traz acessibilidade e baixo custo e desmaterialização, precisamos tirar o melhor dele”, revela Fersen Lambranho, presidente do conselho administrativo da GP Investments. 

4-Mudança de comportamento do consumidor 

As mudanças no comportamento do consumidor têm diversas explicações, como destacou Sophia S. Grison, CEO e cofundadora da Dream Success: “A dificuldade das pessoas é sobre vender / ser atendido. Não é só comportamento, é ciência. O cérebro das pessoas mudou com o passar do tempo”. 

Para Sophia, o jeito de engajar ainda mais esse “novo” cliente é entendê-lo: “Iniciar os negócios colocando o cliente no centro. Se eu vendo ensino, qual a maior dor de alguém procurando ensino? Aprender. Engajar uma pessoa com a marca é entender a dor da pessoa”, finaliza. 

Veja também:

Cobertura South Summit Brazil: 3 destaques do 3º dia

– Cobertura South Summit Brazil: os 3 destaques do 2º dia

– Ecossistema e Inovação: o que foi falado no South Summit Brazil 2023

O que a sua empresa e Porto Alegre podem ganhar com a nova edição South Summit Brazil?

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: