O valor de uma Indicação Geográfica

Conheça os detalhes de como funciona a Indicação Geográfica (IG) e como ela pode ser um diferencial competitivo.

Atualizado em: Leitura: 2 minutosNível: Básico

Mais conhecido no mundo do vinho, o termo “terroir” é um conceito que leva em conta a influência de aspectos geográficos, físicos e biológicos na produção de um lugar. Ele pode ser aplicado além de características do terreno, considerando também influências históricas e culturais daquele lugar. Para melhor classificar cada tipo de terroir e entender a função deles dentro deste sistema, foi criada a Indicação Geográfica (IGs) e suas subdivisões: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO). Quer saber mais sobre como funciona cada uma? É só acompanhar com a gente.

  • Indicações Geográficas (IGs)
    Promovem a herança histórico-cultural de um determinado local com aspectos de área de produção definida, como a tipicidade, autenticidade e a disciplina quanto ao método de produção, garantindo o padrão de qualidade.
  • Indicação de Procedência (IP)
    São os produtos ou serviços originários de uma determinada região, cujas características ou qualidade são exclusivamente ou essencialmente atribuídas ao local de origem.
  • Denominação de Origem (DO)
    É um tipo mais específico de Indicação Geográfica, que implica a um produto com qualidades únicas ligadas ao local de origem, devido a fatores naturais e humanos específicos da região.

 

Indicação Geográfica também é um diferencial competitivo

O selo de Indicação Geográfica é uma garantia para o consumidor, pois comprova que o produto é genuíno e possui qualidades particulares, ligadas à sua origem. Nos mercados nacionais e internacionais, muitos produtos são caracterizados não apenas pela marca que ostentam, mas também pela indicação da sua verdadeira origem geográfica. Essa indicação lhes atribui certa reputação, valor intrínseco e identidade própria que os distinguem dos demais produtos de igual natureza disponíveis no mercado.

Os produtos que apresentam uma qualidade única, explorando as características naturais, tais como geográficas (solo, vegetação), meteorológicas (clima) e humanas (cultivo, tratamento, manufatura), e que indicam de onde são provenientes são bens que possuem um certificado de qualidade atestando sua origem e garantindo o controle rígido de sua qualidade.

O Vale dos Vinhedos, por exemplo, é um local de Indicação Geográfica com selo de Denominação de Origem para os seus vinhos e espumantes finos. Os fatores agronômicos, enológicos, do solo e do clima integram o padrão de excelência na produção das vinícolas da região. Em 2012, o Vale dos Vinhedos foi reconhecido como a primeira Denominação de Origem para vinhos do Brasil. Ou seja, além das garantias que envolvem a qualidade e a sustentabilidade de um produto com Indicação Geográfica, essa identificação ainda atrai novos consumidores, agrega valor ao produto e desenvolve o potencial turístico de toda uma região.

Quer saber mais sobre Indicação Geográfica e como isso pode trazer valor para o teu negócio? Chama a gente no WhatsApp que, juntos, fortalecemos o teu empreendimento e encontramos a melhor forma de transformar essa oportunidade em um diferencial competitivo.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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