O valor de uma Indicação Geográfica

Conheça os detalhes de como funciona a Indicação Geográfica (IG) e como ela pode ser um diferencial competitivo.

Publicado em: Leitura: 3 minutosNível: Básico

Mais conhecido no mundo do vinho, o termo “terroir” é um conceito que leva em conta a influência de aspectos geográficos, físicos e biológicos na produção de um lugar. Ele pode ser aplicado além de características do terreno, considerando também influências históricas e culturais daquele lugar. Para melhor classificar cada tipo de terroir e entender a função deles dentro deste sistema, foram criadas as Indicações Geográficas (IGs) e suas subdivisões: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO). Quer saber mais sobre como funciona cada uma? É só acompanhar com a gente.

  • Indicações Geográficas (IGs)
    Promovem a herança histórico-cultural de um determinado local com aspectos de área de produção definida, como a tipicidade, autenticidade e a disciplina quanto ao método de produção, garantindo o padrão de qualidade.
  • Indicação de Procedência (IP)
    São os produtos ou serviços originários de uma determinada região, cujas características ou qualidade são exclusivamente ou essencialmente atribuídas ao local de origem.
  • Denominação de Origem (DO)
    É um tipo mais específico de Indicação Geográfica, que implica a um produto com qualidades únicas ligadas ao local de origem, devido a fatores naturais e humanos específicos da região.

 

Indicação Geográfica também é um diferencial competitivo

O selo de Indicação Geográfica é uma garantia para o consumidor, pois comprova que o produto é genuíno e possui qualidades particulares, ligadas à sua origem. Nos mercados nacionais e internacionais, muitos produtos são caracterizados não apenas pela marca que ostentam, mas também pela indicação da sua verdadeira origem geográfica. Essa indicação lhes atribui certa reputação, valor intrínseco e identidade própria que os distinguem dos demais produtos de igual natureza disponíveis no mercado.

Os produtos que apresentam uma qualidade única, explorando as características naturais, tais como geográficas (solo, vegetação), meteorológicas (clima) e humanas (cultivo, tratamento, manufatura), e que indicam de onde são provenientes são bens que possuem um certificado de qualidade atestando sua origem e garantindo o controle rígido de sua qualidade.

O Vale dos Vinhedos, por exemplo, é um local de Indicação Geográfica com selo de Denominação de Origem para os seus vinhos e espumantes finos. Os fatores agronômicos, enológicos, do solo e do clima integram o padrão de excelência na produção das vinícolas da região. Em 2012, o Vale dos Vinhedos foi reconhecido como a primeira Denominação de Origem para vinhos do Brasil. Ou seja, além das garantias que envolvem a qualidade e a sustentabilidade de um produto com Indicação Geográfica, essa identificação ainda atrai novos consumidores, agrega valor ao produto e desenvolve o potencial turístico de toda uma região.

CONNECTION EXPERIENCE 2024

O Connection Experience 2024 acontece de 28 a 31 de agosto em Gramado com o tema Terroirs do Brasil. Serão palestras, feira de expositores, circuito gastronômico e aulas show de culinária para fomentar novos negócios a partir dos produtos com Indicação Geográfica do Brasil. O evento é realizado em uma parceria do Sebrae RS e a Rossi & Zorzanello. Para saber mais sobre o Connection Experience, é só acessar o link.

Conheça alguns produtos com selo de Indicação Geográfica que estarão em Gramado:

  • Indicação de Procedência (IP)

Balas de Banana de Antonina (PR)
Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú-Manguaba (AL)
Cacau de Rondônia (RO)
Cacau de Tomé-Açu (PA)
Cachaça da Região de Salinas (MG)
Cachaça E Aguardente de Cana de Morretes (PR)
Café da Região de Garça (SP)
Café da Região de Pinhal (SP)
Café de Alta Mogiana (SP)
Café Mata de Minas (MG)
Café Sudoeste de Minas (MG)
Café do Norte Pioneiro do Paraná (PR)
Calçados Infantis de Birigui (SP)
Cerâmica Artística do Porto Ferreira (SP)
Chocolate Artesanal de Gramado (RS)
Doces Tradicionais de Confeitaria e de Frutas de Pelotas (RS)
Erva-Mate de São Matheus (PR)
Farinha de Mandioca de Bragança (PA)
Guaraná de Maués (AM)
Melado Batido e Melado Escorrido de Capanema (PR)
Mel do Oeste do Paraná (PR)
Mel do Pantanal (MS/MT)
Queijo Canastra (MG)
Queijo do Marajó de Marajó (PA)
Queijo Minas Artesanal do Serro (MG)
Queijos Colônia Witmarsum (PR)
Renda de Agulha em Lacê de Divina Pastora (SE)
Tambaqui Peixe Amazônico do Vale do Jamari (RO)
Uva Niagara Rosada de Jundiahy (SP)
Vinho de Bituruna (PR)
Vinhos de Farroupilha (RS)
Vinhos dos Vales da Uva Goethe (SC)
Vinhos e Espumantes da Campanha Gaúcha (RS)
Vinhos e Espumantes de Altos Montes (RS)
Vinhos e Espumantes de Monte Belo (RS)
Vinhos e Espumantes de Santa Catarina (SC)

  • Denominação de Origem (DO)

Arroz Litoral Norte Gaúcho (RS)
Banana da Região de Corupá (SC)
Café da Canastra (MG)
Café da Mantiqueira de Minas (MG)
Café das Matas de Rondônia (RO)
Café das Montanhas do Espírito Santo (ES)
Café de Caparaó (ES/MG)
Guaraná Nativo e Bastão de Guaraná da Terra Indígena Andirá-Marau (AM/PA)
Maçã Fuji da Região de São Joaquim (SC)
Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro (SC)
Própolis Vermelha e Extrato de Própolis Vermelha de Manguezais de Alagoas (AL)

  • Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO)

Café do Cerrado Mineiro (MG)
Vinhos do Vale dos Vinhedos (RS)
Vinhos e Espumantes de Altos de Pinto Bandeira (RS)

Quer saber sobre Indicação Geográfica e como isso pode trazer valor para o teu negócio? Conta com a gente que, juntos, fortalecemos o teu empreendimento e encontramos e transformamos isso em competitivo.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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