NRF 2025: Aprendizados do evento para os pequenos negócios
Explorando as tendências da NRF 2025: lojas físicas, IA no varejo e o impacto da Geração Z no consumo
Publicado em: Leitura: 6 minutosNível: Intermediário
Uma experiência rica em ensinamentos, a NRF 2025 navegou por temas que vão ditar as regras do jogo do varejo nos próximos anos. Com previsões que projetam mudanças até 2027, o evento realizado em Nova Iorque trouxe tendências que vão modificar a realidade das empresas.
Dentre os temas de maior destaque, e que são os grandes aprendizados para os empreendedores, estão a importância das lojas físicas, a Inteligência Artificial (IA) aplicada no varejo e, claro, a forma de consumo da Geração Z. A junção de todos esses pilares resulta em empresas com uma cultura organizacional forte, grande abertura no mercado e que criam relações sólidas com seus públicos de interesse.
Quer entender mais? Confere com a gente esses exemplos práticos para levar a tua empresa a um novo nível.
1) Loja física: o poder da experiência no ponto de venda
Mesmo com o crescimento estrondoso do comércio eletrônico nos últimos anos, as lojas físicas continuam a desempenhar um importante papel no sucesso do varejo. Para isso, elas precisam ser vistas como algo além de locais para realizar transações: devem ser entendidas como pontos de experiência para o consumidor.
Esses espaços têm o poder de criar memórias, gerar experiências sensoriais únicas e proporcionar algo que o online simplesmente não consegue replicar: a sensação de pertencimento e proximidade.
Num mundo em que a palavra conexão naturalmente é utilizada para o contexto online, aqui ela serve para criar essa ponte entre marcas e consumidores. Porém, como atingir esse nível? Como criar uma experiência na loja física que seja tão marcante a ponto de fidelizar o teu cliente?
Vamos dividir a ideia da experiência na loja física em 2 pontos relevantes que vimos durante a NRF 2025: ambiente e recompensa.
– Ambiente da loja física: um diferencial importante
O design da loja tem um impacto direto na forma de consumo do cliente. A atmosfera criada pela iluminação, pela disposição dos produtos e pelos elementos visuais são pontos que contam muito na hora de cativar o público.
Ambientes que priorizam o conforto e a conexão emocional com o consumidor podem aumentar significativamente as vendas, sem a necessidade de mudar os preços ou os produtos. E esse tipo de resultado pode ser alcançado por meio de soluções criativas, que não necessariamente demandem muito dinheiro.
Vimos que lojas como a Balenciaga, por exemplo, utilizam o raw architecture, um conceito estético mais cru e industrial. Ao chegar na loja, é possível perceber essa mistura entre o simples e o sustentável, algo que traz uma aura diferente e encanta pela forma como os produtos são expostos.
Aproveitar tendências como essa é algo que qualquer MEI ou pequeno empreendedor pode fazer. Tornar o teu espaço em algo diferente, que as pessoas tenham vontade de estar, tirar fotos e colecionar momentos. Isso pode ser feito utilizando materiais mais acessíveis, dispondo os produtos de maneira mais simples e permitindo que o público desacelere na hora de fazer a compra.
Quer outro exemplo prático de elementos diferentes no ambiente da loja? O coworking dentro da loja da Puma, uma proposta inusitada para o setor calçadista e que agrega valor à experiência no local.
Para além dessas ideias, existem muitos elementos de interação que podem criar uma recompensa para o teu cliente. E esse é o segundo diferencial importante que queremos abordar.
– Recompensa: o que o cliente ganha ao ir à loja física?
Essa tendência para pensar fora da caixinha foi muito falada na NRF 2025. O e-commerce tem a supervelocidade das entregas. Então, por que o cliente deveria ir à tua loja?
É importante que os MEIs e os pequenos empreendedores pensem em formas de recompensar a ida do público ao estabelecimento. Por exemplo: oferecer um produto exclusivo ou desconto na compra online se a pessoa retirar o pedido no local.
A conexão entre o físico e o digital pode ser um caminho inspirador e frutífero nesse sentido. Você pode fazer vídeos no TikTok, por exemplo, mostrando produtos que não estão disponíveis no e-commerce. Edições limitadas e especiais, ou que podem ser customizadas de acordo com a preferência do cliente, e que só podem ser encontradas na loja física.
Alguns exemplos simples trazidos por grandes empresas do varejo na NRF 2025 residem em proporcionar momentos memoráveis e facilidade para o cliente. Afinal, por que o consumidor esperaria dois dias por uma entrega se poderia receber hoje e ainda curtir algum evento ou experiência numa loja próxima de casa?
Algumas dicas são: ter um espaço para workshops, oferecer oportunidades do público acompanhar o processo de criação dos produtos, fazer eventos para conectar a comunidade e estreitar parcerias com outras marcas para desenvolver soluções únicas.
Não sabe qual diferencial explorar? Use a ajuda do teu público! Conte a história da tua marca e use o feedback para pensar em novas ações efetivas para o teu negócio.
2) Inteligência Artificial: o presente do varejo na NRF 2025
A NRF 2025 exibiu vários cases práticos e acessíveis utilizando IA. A mensagem é clara: empreendedores precisam começar hoje mesmo a entender a tecnologia para otimizar processos, reduzir custos, ganhar agilidade e deixar que a equipe foque nas tarefas mais importantes.
Entre as aplicações mais valiosas da IA no varejo está a automação do atendimento ao cliente. Ferramentas com chatbots, por exemplo, podem responder dúvidas frequentes, sugerir produtos e realizar vendas, proporcionando uma experiência mais ágil e personalizada.
Para os pequenos negócios, o uso de chatbots permite um atendimento 24 horas, o que reduz a necessidade de aumentar a equipe de atendimento. É possível contratar ferramentas que já possuem esse fluxo pronto e que podem ser embarcadas nos canais da tua marca.
Outro benefício é a análise de dados, recurso capaz de entregar insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, como suas preferências de compra e os produtos que o público mais tem interesse.
Quer um exemplo prático? Datas comemorativas. Como saber qual produto tem mais adesão, no que apostar e como gerenciar o teu estoque? A IA pode ajudar nesse sentido, pois consegue prever a demanda e a necessidade de produtos com base em dados que a tua empresa já possui.
E não podemos esquecer da IA Generativa. O ChatGPT e outras ferramentas similares são aliadas dos pequenos empreendedores e servem para uma infinidade de atividades. Criar conteúdos para redes sociais, descrições de produtos para o e-commerce, treinamentos para os funcionários, são diversas opções que podem ser usufruídas gratuitamente por quem é MEI ou tem um pequeno negócio.
A Lowe’s trouxe um exemplo simples de uso da IA Generativa que pode ser totalmente aplicável na realidade dos pequenos negócios. A empresa criou um fluxo em que o cliente envia uma foto da sala de casa e recebe em tempo real sugestões personalizadas de decoração. Algo inspirador e diferente!
3) Geração Z: como se conectar com o novo perfil de consumidor
Por fim, temos outro grande tópico que apareceu em todas as conversas da NRF 2025: a Geração Z. Como as marcas podem se conectar com a forma de consumo desse novo público?
Bom, a verdade é que essa é uma missão que requer total engajamento da empresa. Afinal, um dos valores que a Geração Z mais valoriza é a autenticidade, e ser autêntico precisa fazer parte do DNA da tua marca.
Como mencionamos anteriormente, um dos principais caminhos para conquistar a atenção e a lealdade da Geração Z é a transparência. Para eles, é importante que a marca compactue com seus pensamentos, então esses consumidores precisam sentir que se conectam com a empresa em diversos meios. Isso inclui a transparência nas práticas empresariais e no comprometimento com questões sociais, como sustentabilidade e inclusão, mas também passa por entender como funciona o teu processo de produção, por exemplo.
Dicas valiosas da NRF 2025 para se conectar com os novos públicos
A presença online é um dos principais pontos que os pequenos negócios devem considerar ao se conectar com esses jovens. Essa geração passa grande parte do seu tempo em plataformas digitais, como redes sociais, e espera que as marcas estejam lá, com um conteúdo que seja não apenas interessante, mas também autêntico e alinhado com seus valores.
Para negócios que ainda não são digitais, uma forma de começar a entender o pensamento desse público e aproximá-los da tua marca é estudando os conteúdos das redes sociais. O TikTok hoje é o principal canal de comunicação nesse sentido, e a criação de vídeos curtos que mostrem os produtos, rotina e realidade da marca pode ser uma ótima forma de iniciar essa conexão online.
E quando o assunto é conexão, os pequenos negócios têm uma grande vantagem em relação às outras marcas: a proximidade com os consumidores. Os MEIs e pequenos empreendedores muitas vezes são locais, estão próximos à comunidade e conseguem garantir um atendimento mais pessoal.
Uma alternativa para alcançar o público mais jovem com mais facilidade é fazer parcerias com microinfluenciadores locais, que podem agregar valor à marca e impulsionar o teu reconhecimento entre a nova geração.
Outra ideia é transformar nano e microinfluenciadores em embaixadores da tua marca, tal qual a Sephora tem feito com seus produtos. Ao dar voz a esses criadores de conteúdo, a mensagem a um público que ela não alcançaria naturalmente.
5 dicas da NRF 2025 para aplicar na tua empresa hoje
- Adapte-se às mudanças no mercado: Inove continuamente e esteja atento às necessidades dos teus clientes.
- Invista em experiências digitais: Um site ou aplicativo intuitivo pode melhorar a jornada do cliente e aumentar as vendas.
- Crie programas de fidelidade ou itens personalizados: Conheça melhor teus consumidores e recompense a lealdade.
- Conecte-se à comunidade: Crie iniciativas que gerem engajamento emocional, como experiências exclusivas dentro da loja física.
- Use a Inteligência Artificial: Comece por pequenas ações que possam otimizar processos e demandas da tua empresa, progredindo conforme se sentir mais confortável.
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