Black Friday: participar ou não?
A Black Friday é uma das datas que mais movimenta o comércio. Entenda os prós e contras de participar.
Atualizado em: Leitura: 4 minutosNível: Intermediário
A Black Friday é uma das datas que mais atrai público e movimenta o comércio, estando presente no calendário das pessoas que buscam adquirir produtos e serviços com o melhor preço. Mas será que todas as empresas devem participar desse momento?
A pergunta pode parecer retórica, mas a realidade está bem longe disso. Fazer parte de um evento tão robusto demanda planejamento, logística e esforço, fatores que devem ser levados em consideração pelos micro e pequenos empreendedores.
Afinal, a Black Friday está bem próxima de outras datas festivas, como o Natal, o que pode ser um elemento importante na hora de decidir a melhor forma de utilizar o estoque de produtos e analisar a projeção de faturamento.
Para que seja possível tomar a melhor decisão para a tua micro ou pequena empresa, a gente te ajuda a analisar o cenário como um todo, avaliando prós e contras do período. Vamos juntos?
A Black Friday é pra ti?
Um dos passos mais importantes antes de iniciar uma campanha de Black Friday é o planejamento. Ele precisa ser a base para toda e qualquer ação, principalmente aquelas que envolvem fornecer produtos e serviços a um custo reduzido, o que pode afetar diretamente a lucratividade da empresa.
Por isso, um dos primeiros pontos é avaliar o objetivo de fazer parte dessa data. Caso a Black Friday represente uma grande vantagem competitiva com o público da empresa, é hora de analisar de quais formas aproveitar essa vantagem sem correr riscos.
Porém, caso seja perceptível que investir na Black Friday gerará mais dor de cabeça do que solução, talvez seja a hora de recalcular as possibilidades e utilizar os recursos para datas mais favoráveis e que realmente tragam retornos financeiros proporcionais, como o Natal que acontece logo no mês seguinte.
Mas como saber qual caminho escolher? A seguir a gente compartilha os pontos mais importantes para considerar.
1) Fique de olho nas finanças
Estabelecer quais produtos entrarão em promoção, qual é o capital de giro que a empresa possui para uma ação desse porte e definir um preço adequado para os produtos ou serviços que serão ofertados durante o evento são alguns itens que precisam fazer parte do teu planejamento.
2) Analise o mercado
A gente sabe que nem sempre é possível acompanhar tudo o que acontece à nossa volta, pois passamos boa parte do tempo focados na gestão do empreendimento. Entretanto, analisar o cenário do teu mercado e como os concorrentes costumam se movimentar durante a Black Friday são maneiras eficientes de conhecer as melhores possibilidades para o teu negócio.
3) Atenção à logística e ao estoque
Vale a pena considerar também que aumentar as vendas num curto período pode gerar desafios logísticos, como a necessidade de gerenciar ainda mais estoques e entregas. Portanto, esteja preparado para situações desafiadoras, colocando na ponta do lápis tudo o que é necessário para uma campanha de sucesso.
Também é um diferencial planejar um plano B para resolver eventuais problemas de modo que equilibre a satisfação dos clientes e as necessidades financeiras da tua empresa.
4) Atendimento ao cliente
Mais ofertas significa mais atendimentos. Não deixe que a experiência do cliente fique em segundo plano e planeje a forma como a equipe irá atuar durante o período de Black Friday. Reforce o time, amplie a força de trabalho e garanta o melhor atendimento possível para o público da tua empresa, em todos os canais em que as promoções forem realizadas.
Black Friday para micro e pequenas empresas: o que mais considerar?
Outros pontos igualmente importantes para considerar são:
- Margens de lucro reduzidas: Para oferecer grandes descontos, pode ser necessário reduzir as margens de lucro. Avalie um limite seguro que não gere impactos negativos na saúde financeira da tua empresa.
- Expectativas da audiência: A concorrência intensa pode elevar as expectativas dos consumidores. Portanto, é importante que as ofertas estejam alinhadas também com esse cenário. Procure agregar valor que vá além do preço, como oferecendo um atendimento privilegiado, uma experiência diferenciada de compra ou um prazo de entrega reduzido.
- Excesso de ofertas: Por se tratar de uma data muito concorrida, pode haver uma superexposição à promoção, tornando o período um território extremamente concorrido. Esse é ponto importante para considerar na hora de criar um diferencial competitivo.
Vamos juntos por uma Black Friday de sucesso!
Após entender se deve ou não se engajar com a Black Friday, chegou a hora de pensar em como expandir a campanha da tua empresa caso entenda que é viável participar. Vamos ver juntos como fazer isso sem gerar custos que poderiam prejudicar a rentabilidade das tuas ações promocionais.
Ter uma divulgação estruturada para esse momento do ano faz toda a diferença na hora de engajar o público. Isso se reflete não só na loja física, como também em empreendimentos digitais.
Algumas maneiras eficientes de garantir uma boa divulgação são:
- Campanhas nas redes sociais: Utilize as redes sociais para promover as tuas ofertas. Crie posts envolventes e aproveite os recursos nativos das plataformas como stories, vídeos e transmissões ao vivo para ampliar o público da tua marca.
- E-mail Marketing ou WhatsApp: Se a empresa possui uma comunicação direta com os clientes por e-mail ou WhatsApp, use essas ferramentas para divulgar as ofertas. Contudo, considere criar uma contagem regressiva para aumentar a expectativa, trazendo pequenas dicas do que a audiência pode esperar durante esse período.
- Faça uma decoração diferenciada do teu espaço físico ou virtual: Transformar a comunicação durante o período de uma grande ação sempre traz bons resultados. Mesmo que não seja possível fazer muito investimento, é importante dedicar esforço e tempo para encantar o cliente. Não só com os preços, mas com a forma como o produto ou serviço será apresentado.
Para além do Marketing, um fator importantíssimo e que deve pautar a tua estratégia e execução é a experiência do cliente. Como já mencionado, sentimentos positivos sobre a tua marca nesse importante momento do ano farão toda a diferença para fidelizar o público.
Busque proporcionar uma experiência de compra positiva tanto no online, quanto nas lojas físicas. Crie canais para tirar dúvidas ou que possam minimizar as etapas entre o descobrimento do produto e a efetivação da compra. Encante o público e garanta que muitos deles retornem em qualquer época do ano.
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Juntos, a gente supera e segue em frente
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