Sucesso nas redes: 8 dicas pro teu restaurante
Confere essas dicas práticas pra dar aquele gás no perfil do teu negócio e te destaca da concorrência.
Publicado em: Leitura: 4 minutosNível: Intermediário
Com cerca de 5 milhões de usuários no mundo atualmente, as redes sociais fazem parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Segundo pesquisa da Comscore, de 2023, 61% da população do Brasil está conectada a pelo menos uma rede social. O que começou como opção de lazer e relacionamento, hoje representa também um mundo de oportunidades de negócios. Sete em cada 10 pequenos negócios brasileiros têm perfis nas redes sociais, e os números não param de crescer. Entre os perfis profissionais, os negócios de gastronomia e indústria alimentícia estão entre os mais presentes nas redes, atrás apenas do setor de beleza.
O universo online da gastronomia
Depois do sucesso de programas de TV, reality shows, séries e filmes, o mercado gastronômico chegou nas redes sociais com tudo. Impulsionados pelo período de pandemia e por uma recente procura por hábitos mais saudáveis e bem-estar, os criadores de conteúdo e influenciadores de gastronomia vêm fazendo sucesso online. Um exemplo desse movimento é Mohamad Hindi, chef brasileiro de 36 anos, e acumula hoje mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais.
Os bares e restaurantes vêm aproveitando esse momento de alta para se tornarem cada vez mais presentes no digital. Uma pesquisa do Sebrae aponta que 84% dos estabelecimentos do setor têm um ou mais perfis nas redes sociais. A possibilidade de divulgar seus produtos e serviços diariamente, disponibilizar menus e catálogos de produtos, além de funcionalidades como reservas e relacionamento com os clientes estão entre os principais atrativos das redes sociais para esses negócios.
Mas com tanta gente, como destacar o meu restaurante?
Diante de um consumidor com tantas opções na palma das mãos, destacar o próprio negócio da concorrência é um desafio constante para todos os empreendedores. Pra vencer essa corrida, não existe receita mágica, mas algumas ações podem fazer toda a diferença. Confere 8 dicas práticas que preparamos pra te ajudar a criar um perfil de sucesso pro teu restaurante.
01 | Identifica onde está o teu público
Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, Tiktok e Whatsapp são apenas algumas das redes sociais mais usadas no mundo, então aqui vai a primeira dica: não adianta tentar dominar todas as redes sociais. Fazer um recorte de quais delas mais combinam com o teu público e com objetivos do teu negócio é essencial pra evitar desperdício de tempo e dinheiro. Escolhe as que são mais interessantes pro teu restaurante e vai com tudo!
02 | Te dedica a conhecer as plataformas
Cada rede social tem suas peculiaridades. Algumas são mais apropriadas pra vídeos, outras com grande volume de fotos; mais pessoais ou mais profissionais. Seja qual for a característica, procura conhecer bem as redes e suas funcionalidades pra que o diferencial do teu negócio seja valorizado.
03 | Usa teu logo como foto do perfil
A foto do perfil é a primeira imagem que uma pessoa vê quando pesquisa o teu negócio nas redes sociais. Usar teu logo como avatar reforça a tua marca na memória dos consumidores e faz com que eles te encontrem com mais facilidade.
04 | Padroniza os nomes das contas
O nome de usuário é o seu endereço nas redes sociais. É por ele que o público vai buscar quando estiver pesquisando sobre o teu restaurante. Pra que o teu cliente te encontre com mais facilidade, use o mesmo nome de usuário, ou o mais parecido possível, em todas as plataformas que o teu negócio estiver presente.
05 | Capricha nas imagens
Nas redes sociais, as imagens fazem toda a diferença. Sejam fotos ou vídeos, elas funcionam como um cartão de visitas para quem está visitando o seu perfil. Pra bares e restaurantes, elas são ainda mais importantes: seja o menu, um prato do dia ou uma sobremesa nova, compartilhar boas imagens valoriza os seus produtos e motiva os clientes a consumirem. Então nada de foto tremida ou de baixa qualidade!
06 | Te atenta as regras das plataformas
Conhecer as políticas de uso é muito importante pra aproveitar ao máximo uma rede social e todas suas funcionalidades. Dessa maneira, é possível evitar que teu conteúdo seja denunciado ou até mesmo removido das plataformas. As bebidas alcóolicas, por exemplo, são vedadas dos catálogos e menus do Whatsapp Business, então fica ligado!
07 | Usa as ferramentas da própria plataforma
São muitos os aplicativos disponíveis pra editar vídeos, fotos e textos, mas sempre que conseguir, edita os conteúdos dentro da plataforma em que eles serão postados. Manter os usuários dentro das suas plataformas faz com que as redes sociais entreguem melhor os conteúdos produzidos e editados dentro de seus apps.
08 | Convida teu cliente pra gerar conteúdo
Os usuários de redes sociais gostam de compartilhar sobre o seu dia a dia e o que consomem. Que tal aproveitar esse hábito pra divulgar teu negócio e te aproximar dos teus clientes? Acompanha o que o público posta sobre o teu negócio e interaja! Curta as fotos, deixe comentários e compartilha os conteúdos na tua página. Pode ser também uma hashtag ou uma marcação. São pequenas ações que dão resultado!
Curtiu as dicas? Então confere nosso infográfico “8 passos de como elaborar um perfil de sucesso para o teu negócio de alimentos e bebidas”. É gratuito!
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