Aumente a lucratividade do seu restaurante e lancheria

Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), as vendas da indústria brasileira de alimentos aumentaram 3,2% em 2021.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

A vontade de experimentar novas formas de se alimentar se fortaleceu desde a pandemia. Grande parte das pessoas que estavam confinadas ficaram mais propensas a procurar novas experiências, refletindo na mudança dos padrões de consumo da população e na grande expansão da indústria de alimentos e bebidas.

A margem de lucro e sua importância

A margem de lucro é um dos índices de lucratividade usados para avaliar o grau em que uma atividade comercial ganha dinheiro, pois representa a porcentagem de vendas que se transformou em lucro. Para o seu cálculo, duas variáveis são primordiais: despesas (ou custos) e receitas (ou vendas). Embora existam vários tipos de margem de lucro, os mais utilizados são: margem de lucro bruto e margem de lucro líquido.

  • Margem de lucro bruto (MLB)
  • Margem de lucro líquido (MLL)

mulher fazendo pagamento com o cartão de banco - margem de lucro do restaurante

Qual a margem de lucro ideal?

As margens de lucro adequadas variam conforme os setores da indústria e deve-se tomar cuidado ao comparar os números de diferentes empresas. Em alguns casos o Procon considera que a margem de lucro é abusiva quando o valor cobrado ao consumidor final é 20% acima do que foi pago ao distribuidor pelo produto. No setor de serviços pode-se chegar até o percentual de 30%, segundo a Celero.

Margem de lucro de um restaurante

Entre trabalho, inventário, folha de pagamento, aluguel, serviços públicos, publicidade, taxas de processamento de cartão de crédito, reparos de equipamentos, sistemas de gestão, manutenção geral, são muitos custos fixos, variáveis e despesas existentes no ramo de alimentos e bebidas.

Margens conforme modelo de negócio

Serviço completo: a margem de lucro é mais baixa, pois há grande oferta de produtos, maior chance de perdas e necessidade de mais funcionários.

Fast foods: têm, geralmente, as margens de lucro mais altas, porque precisam de menos pessoal e usam ingredientes mais baratos.

Lanchonetes: costumam ter margens de lucro mais altas porque também trabalham com ingredientes baratos e requerem menos mão de obra.

Aumentando as vendas e reduzindo as despesas

Existem dois pontos de partida para melhorar a margem de lucro de um restaurante: aumentando o volume das vendas e diminuindo as despesas.

1. Para aumentar as vendas

    • Estabeleça e desenvolva sua presença nas mídias sociais;
    • Ofereça menus com preço fixo;
    • Faça promoção cruzada internamente;
    • Implemente um programa de fidelidade;
    • Interaja com upselling;
    • Aprimore o atendimento no delivery.

2. Para reduzir os custos

  • Corte custos da produção
    • Identifique itens de alto custo e baixo lucro em seu menu;
    • Faça um inventário diário dos itens usados: mantenha um registro;
    • Otimize sua cadeia de suprimentos;
    • Esteja atento ao desperdício de alimentos do cliente;
    • Use ingredientes sazonais.

 

  • Corte custos da mão de obra
    • Identifique o excesso de pessoal;
    • Contrate de forma inteligente.

 

  • Corte custos de outras operações.

 

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Sebrae
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