NRF 2024: 5 tendências para o consumo digital no varejo
Líder global da Euromonitor International destaca na NRF 2024 pontos-chave que moldarão o cenário do varejo nos próximos anos
Atualizado em: Leitura: 3 minutos
No palco da NRF 2024, Michelle Evans, líder global da Euromonitor International, revelou as tendências do consumidor digital que moldarão o cenário do varejo nos próximos anos. Evans destacou cinco pontos que a tua empresa pode ficar atenta e colocar em prática quando falamos de digital.
1) Explorar as experiências de compra online com Inteligência Artificial
Evans destacou na NRF 2024 a necessidade de aprimorar a experiência de compra online, tornando-a mais envolvente e única. A ferramenta-chave para esse avanço é a Inteligência Artificial (IA), capaz de oferecer sugestões personalizadas aos consumidores. Com dados indicando que 49% das empresas planejam investir em IA, compreender como integrar essa tecnologia é essencial para se destacar no mercado.
2) Ascensão da economia do TikTok e o poder dos vídeos virais
A economia do TikTok está em plena expansão, com previsões indicando gastos de até 650 bilhões de dólares em 2027. Empresas precisam encontrar uma forma de lucrar com essa tendência, instigando a produção de vídeos virais gerados pelos próprios consumidores. Criar conteúdo autêntico cativa o público mais jovem e garante presença nesse fenômeno em ascensão. Uma ideia é estar sempre atento a influenciadores e criadores de conteúdo para que, trabalhando em parceria com eles, tua marca possa ir mais longe nessas plataformas.
3 ) Inteligência nas compras online
O cenário de compras online está evoluindo rapidamente, com consumidores mais informados e exigentes. A Euromonitor destacou na NRF 2024 que a maioria dos consumidores prefere fazer suas compras pelo celular. Desenvolver estratégias para aprimorar a experiência mobile tornou-se crucial para empresas que buscam atender às crescentes expectativas dos consumidores digitais.
4) Recomércio 2.0: sustentabilidade em foco
NA NRF do ano passado se falou muito sobre Resale e, neste ano, vimos que uma nova era no recomércio está se desenhando. Os Millenials estão motivados em fazer compras com sentido para o planeta e a Geração Z quer economizar. É importante que a tua empresa esteja atenta a essa transformação no mercado de itens de segunda mão, explorando como incorporar esses valores na tua estratégia.
5) Devoluções e retornos: aperfeiçoando a jornada pós-compra
Evans ressaltou na NRF 2024 que devoluções são parte integrante da jornada de compra, enfatizando a necessidade de minimizar atritos nessa fase. Com 63% dos profissionais de varejo planejando investir em melhorias nas devoluções, compreender a importância de uma política eficaz é crucial. A satisfação pós-compra impacta diretamente na lealdade do cliente, e estratégias para tornar as devoluções suaves e positivas são essenciais para garantir a fidelidade do teu consumidor.
Michelle Evans ofereceu na NRF 2024 um claro diagnóstico das dinâmicas que moldam e moldarão o comportamento do consumidor digital. Adotar estratégias alinhadas a essas tendências não apenas mantém a tua empresa relevante, mas também ajuda a te manter atualizado em um cenário digital que está sempre mudando.
NRF 2024: os insights não param!
O primeiro dia de NRF 2024 contou também com outros insights interessantes. Veja alguns abaixo:
- Cliente no centro
Um dos pontos que mais dominou as palestras foi sobre o cliente estar sempre no centro das decisões. Na palestra “Data, Content, Personalization and Retail Media”, Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, falou sobre o uso de dados de forma estratégica para melhorar a experiência do cliente. “Tudo começa entendendo o cliente e facilitando a sua jornada”, afirmou.
- Storytelling para vender
A palestra “Uncorking Luxury Retail Experiences: A Conversation with Moët Hennessy CEO Philippe Schaus” trouxe insights sobre o varejo de luxo, mas é possível usá-los também em outros tipos de mercados. Manus Cranny, da Bloomberg, e Phillippe Schaus, da Moët Hennessy, falaram sobre surpreender o mercado e criar uma nova audiência, adotando novas estratégias de venda, abusando do storytelling, contando histórias sobre teus produtos, para que o cliente compre valor e não “somente” o produto.
Veja em primeira mão tudo o que acontece na NRF
Participe da Comunidade do Sebrae RS no WhatsApp, confira a cobertura completa e fique por dentro de todos os insights da feira diretamente de Nova York. Entre na comunidade e aproveite!
Confira outros conteúdos sobre a maior feira de varejo do mundo:
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: