Sucesso nas redes: saiba como medi-lo
Blog do Sebrae RS reuniu algumas dicas para você medir o sucesso nas redes sociais
Atualizado em: Leitura: 2 minutos
Já falamos por aqui da importância das redes sociais no setor da moda e, atualmente, medir o sucesso da sua marca ou loja nas redes sociais é quase tão fundamental como ter uma.
É bom ter em mente e bem definido qual é o objetivo das suas redes para avaliar qual métrica tem mais peso, afinal, existem muitas.
O Blog do Sebrae RS elencou algumas métricas importantes para você avaliar o desempenho online da sua marca com embasamento. Vamos a eles!
Como está o seu engajamento
O engajamento pode ser um fator bem importante para medir o sucesso nas redes sociais, pois ele te mostra o nível de interação dos usuários com o conteúdo que você compartilha nas redes sociais. Isso inclui curtidas, comentários, compartilhamentos, retuítes, menções e cliques em links.
Quanto maior for o seu o engajamento, maior será a probabilidade de que seu conteúdo esteja sendo bem recebido por um número crescente de pessoas, incluindo o seu público-alvo.
Alcançar mais pessoas
O alcance nada mais é do que o número total de pessoas que viram o seu conteúdo nas redes sociais. É uma métrica importante para avaliar o quão efetivamente você está alcançando o seu público-alvo.
Em um segundo momento, você pode medir o alcance orgânico (alcance não pago) e o alcance pago (alcance obtido através de publicidade paga).
Aumento do número de seguidores
Essa talvez seja a maneira mais comum de avaliar o sucesso nas redes: O número de seguidores ou assinantes das suas páginas. Ajuda, também, avaliar o crescimento da sua audiência.
Um aumento constante e consistente no número de seguidores pode indicar uma estratégia eficaz de construção de público. Confira nossas 5 dicas para um perifl atraente nas redes sociais.
Sentimento do público
Monitorar o sentimento do público em relação à sua marca ou campanha nas redes sociais é importante para avaliar a percepção e o impacto das suas atividades. Isso pode ser feito através de um método bem manual, como analisar comentários, menções e avaliações dos usuários.
Olho nas conversões
Se o seu objetivo nas redes sociais é impulsionar ações específicas, como vendas, downloads de aplicativos ou inscrições em boletins informativos, é importante acompanhar as conversões.
Você pode usar links rastreáveis ou códigos de cupom exclusivos para medir quantas pessoas realizaram a ação desejada como resultado direto da sua estratégia nas redes sociais.
Ferramentas “parceiras”
Além dessas dicas, é recomendado o uso de ferramentas de análise de redes sociais, como o Google Analytics, o Facebook Insights e o Twitter Analytics. Elas te ajudam coletar dados e acompanhar o desempenho das suas atividades em diversas redes.
Dica extra do Sebrae RS
Chegou a hora da nossa dica extra para quem quer se aprofundar mais no assunto. Oferecemos gratuitamente o infográfico “Resultados nas redes sociais: saiba como medir o sucesso da sua estratégia”. Clique aqui para ter o seu.
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