Alimentação saudável: conheça a Tensei
Depois de muitos anos de experiência no mercado trabalhando para pequenas e grandes empresas, Thiago, junto com sua esposa Caroline, decidiu empreender no ramo de alimentação saudável.
Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Básico
O desejo de empreender já era recorrente na vida de Thiago quando ele começou a fazer cursos ofertados pelo Sebrae. O segundo passo, foi fazer o Empretec – principal programa de formação de empreendedores do mundo. Mas como ele chegou ao nicho de alimentação saudável? Leia a seguir.
Como tudo começou
Thiago é médico veterinário formado pela USP e durante três anos trabalhou na CentralVet, em São Paulo. O trabalho exigia muito tempo longe de casa e, consequentemente, longe da então noiva Caroline, portanto decidiu migrar para o mercado imobiliário.
Depois disso, veio o casamento e a decisão de que era o momento certo de entrar em uma grande empresa, então começou a trabalhar na Raízen. Até que, com a chegada dos filhos e em busca de mais qualidade de vida, Caroline sugeriu que se mudassem para sua cidade natal, Farroupilha.
Assim, Caroline e os filhos migraram para Farroupilha enquanto Thiago ainda ficou um ano e meio na Raízen. Neste tempo, o casal começou a estudar o mercado e a buscar oportunidades para empreender na cidade gaúcha.
A primeira ideia foi investir em uma empresa de locação de toalhas para pet shops, trabalho comum em grandes capitais. Quando começaram a desenvolver o plano de negócios, perceberam que não haviam tantos pet shops na região, mas que poderiam investir na locação de toalhas para salões de beleza. Estava tudo alinhado, até que a visita de uma parente mudou o foco de investimento do casal.
“Estava tudo montado para a gente começar uma lavanderia para locação de toalhas. Antes da gente montar o CNPJ, a tia da minha esposa chega pra gente e fala ‘Ah, vocês estão pensando em empreender? Tem um negócio que apareceu aqui em Farroupilha’. Eu falei ‘O que é?’, e ela falou ‘É uma fábrica de produto vegano’”, conta Thiago. E foi assim que o casal decidiu comprar a Tensei e investir no mercado de alimentação saudável.
Desafios e oportunidades do mercado de alimentação saudável
Logo no início, o casal percebeu que haveria muito trabalho pela frente. Como todo empreendedor pequeno no início do negócio, não haviam padrões nem processos de produção, muito menos fichas técnicas de cada item ou um controle de vendas e contas a pagar.
“De 2017 para cá, a jornada foi, basicamente, desenvolver produto, ganhar escala, padronizar produção, investir em qualidade e construir um pouco a marca”, resume o empreendedor.
Oportunidade de mercado
Com estudos, Thiago e Caroline perceberam que havia uma lacuna no setor de alimentação saudável, que são os pequenos nichos não contemplados por grandes empresas, como as pessoas com alergia alimentar.
Assim, a Tensei, que passou a fazer todos seus produtos sem alergênicos. O passo seguinte foi investir em produtos orgânicos e em práticas sustentáveis de produção.
Crescimento na produção
Em 2017, quando assumiram a Tensei, a produção era bastante artesanal, alcançando 150 quilos mensais. Hoje, com uma melhor estruturação da empresa e dos processos de produção, chega a 2,2 toneladas, em uma planta com capacidade de produtividade de 15 toneladas por mês.
Inovações e visibilidade para alimentação saudável por meio do Food Trends RS
Entre 2021 e 2022 a Tensei participou do Food Trends RS para resolver dois gargalos em sua produção, mas além dessas resoluções, o casal foi capaz de desenvolver novos produtos, mas os ganhos não param por aí.
“Não tem como mensurar o valor disso. Primeiro pela troca de experiência gerada entre os empresários, que é muito rica. A gente saiu muito mais fortalecido do que a gente entrou, com uma linha de produtos mais robusta e que trouxe alguns ganhos. Um fundo de investimento percebeu a gente por conta do produto que a gente desenvolveu no curso”, revela o empresário.
Quer conhecer mais sobre a história de sucesso da Tensei? Clique aqui e ouça o conteúdo na íntegra.
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: