Tudo o que você precisa saber na hora de abrir o próprio negócio
Seja para abrir ou manter uma empresa, existem passos fundamentais que todo o empreendedor deve seguir.
Publicado em: Leitura: 4 minutosNível: Intermediário
O empreendedorismo é um motor essencial do desenvolvimento e da recuperação econômica e já é a escolha principal de boa parcela dos brasileiros. Segundo dados mais recentes da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), havia 43 milhões de empreendedores no Brasil em 2021, número que representa cerca de 20% da população. Contudo, apesar do número expressivo de empreendedores, abrir e manter um negócio no Brasil é desafiador. Para compreender melhor o processo de constituição de uma empresa, vamos abordar a seguir alguns aspectos essenciais na hora de abrir e manter um negócio.
Como começar um negócio do zero
Tão importante quanto uma boa ideia, é definir a melhor estratégia para criar um negócio. Para isso, é fundamental ter metas claras, definir quais produtos ou serviços serão oferecidos e a melhor maneira de comercializá-los, ou seja, antes de colocar a mão na massa é necessário ter planejamento financeiro e estratégico que permita antecipar desafios e indicar os caminhos que devem ser percorridos para alcançar seus objetivos. Confira a seguir estratégias para se planejar antes de empreender!
O que planejar
- Buscar capacitação e conhecimento;
- Estar atento a burocracias brasileiras;
- Fazer um plano de negócios;
- Fazer o controle e planejamento financeiro;
- Investir em marketing;
- Controlar os processos;
- Buscar networking.
Antes de abrir uma empresa: primeiros passos
Faça um excelente plano de negócios:
- Como eu descrevo meu negócio?
- Qual é o diferencial e a missão do meu novo negócio?
- Quais produtos ou serviços vou oferecer e quais são seus benefícios?
- Quem é meu público-alvo e como vou vender para ele?
- Quais são os meus pontos fortes e fracos e os da concorrência?
- Quem serão os meus principais fornecedores?
- Quanto vou precisar investir e quando terei o retorno?
Escolha o tipo ideal de empresa
MEIA principal característica desse tipo é sua carga tributária reduzida.
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MEMicroempresa com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil ao ano.
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EPPA empresa pode ter o faturamento acima de R$ 360 mil até R$ 4,8 milhões
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Abri minha empresa, e agora?
Desde as obrigações burocráticas até as melhores práticas e estratégias para atingir seus objetivos, são muitas as respostas para a pergunta “abri minha empresa, e agora?”.
Finanças para negócios “recém-nascidos”
Um ponto fundamental após a abertura da empresa são as finanças. É importante que o empreendedor, desde o princípio, separe a vida financeira pessoal e a do negócio, pois é muito comum que haja essa confusão. Misturar as finanças pessoais com as da empresa pode comprometer o crescimento e a sustentabilidade da empresa retirando o capital que seria reinvestido. Uma dica é estabelecer um valor fixo de retirada que seja sustentável para o negócio. Isso pode significar que cortes no orçamento pessoal serão necessários. Para lidar com essa questão, existem os controles financeiros direcionados a organizar custos fixos e variáveis do negócio – como fazer anotações diárias das entradas e saídas, mantendo essas informações atualizadas. Isso poderá auxiliar na análise e na tomada de decisões mais assertivas no dia a dia do negócio.
E se o negócio não der lucro?
Alguns negócios podem demorar a dar lucro após a abertura e isso é comum. O empreendedor deve conter sua expectativa nos primeiros meses, quando a empresa ainda está em período de adaptação, construção da base de clientes e reinvestindo para se consolidar. Nessa fase, o empreendedor deve aprender a administrar o capital de giro e o fluxo de caixa.
Capital de giro: dinheiro para manter a empresa no dia a dia, no médio e curto prazo. Para novas empresas, normalmente vem do investimento inicial até que a empresa atinja o ponto de equilíbrio, ou seja, quando passa a cobrir seus próprios custos.
Fluxo de caixa: é o dinheiro no tempo, o valor necessário entre o momento de comprar dos fornecedores e receber o pagamento do cliente. Ao pagar fornecedores à vista, mas receber a prazo, muitos empreendedores antecipam recebíveis ou entram no cheque especial, aumentando os custos da empresa.
Planejar para ter resultados: passo a passo para o sucesso da empresa
O planejamento deve ser um recurso constante para o sucesso. Planejar-se é indispensável para qualquer tipo de negócio, seja produto, serviço, indústria ou agronegócio, porque o planejamento deve identificar e atingir um alvo desejado, um objetivo maior em si. Ele ajuda o pequeno empresário a se organizar e aplicar as melhores formas de alcançar algo que almeja, ou seja, ser mais assertivo nas tomadas de decisão. Quando revisado regularmente, o planejamento traz outros benefícios para o negócio. Ajuda, inclusive, a evitar imprevistos pelo caminho, porque sabemos que sobreviver, hoje em dia, em um mercado altamente competitivo, requer preparo. O bom planejamento auxiliará o empresário a construir cenários, analisar dados, traçar metas e chegar a seus objetivos.
Erros comuns ao fazer planejamento e como evitá-los
Um dos erros está relacionado com a comunicação sobre as ações que precisam ser desenvolvidas. Muitas vezes a empresa tem um bom planejamento, mas falta uma comunicação assertiva das suas ações. Seja internamente, para os colaboradores, seja externamente, para o mercado. Para executar o planejamento a curto e médio prazo e atingir planos a longo prazo, é necessário que as pessoas estejam sensibilizadas e conheçam o porque de executar aquela tarefa no dia a dia. Outro erro comum é a empresa estabelecer uma visão, uma missão e objetivos que não sejam de fácil entendimento por todos. Uma dica é que o empreendedor busque envolver seus colaboradores na fase de elaboração do planejamento. Envolvendo as pessoas, elas começam a se sentir parte daquilo, têm um sentimento de pertencimento. Então é possível sensibilizar, engajar e motivar.
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Passos e estratégias para abrir uma empresa do zero
Quero abrir uma empresa: o que fazer?
Planejar para ter resultados: passo a passo para o sucesso da empresa
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