NRF 2023: os melhores momentos do 3º e útimo dia da feira
Cuidado com os colaboradores, tendências do varejo para 2023 e alguns questionamentos deram a tônica do 3º da NRF 2023, em Nova Iorque.
Atualizado em: Leitura: 2 minutos
A NRF 2023 trouxe novas palestras e painéis de extrema relevância para o setor varejista global no seu 3º dia.
Cuidado com quem trabalha para você
Bem parecida com a palestra da campeã olímpica estadunidense, Simone Biles, no dia ontem (confira aqui), Steven Wiliams, CEO da Pepsico, voltou a falar da importância dos cuidados com os colaboradores das empresas no painel: repensando a experiência do colaborador.
Para melhorar o dia a dia de seus funcionários, a Pepsico investe na criação de novos empregos e com menos fricção a partir do investimento em tecnologia para elevar a experiência do colaborador.
A qualificação destes empregados também é uma peça importante dessa engrenagem: na empresa de Williams, 11 mil pessoas da linha de frente estão estudando com bolsa – algo comum em estruturas administrativas, masque em outras empresas, dificilmente chega aos colaboradores da linha de frente.
Por fim, Williams fala sobre benefícios modernos, reforçando a “flexibilidade como a nova moeda”.
Plano de Voo, o podcast do Sebrae, fala sobre as principais tendências do varejo mundial segundo a NRF 2023 pela visão do coordenador de varejo da empresa, Fabiano Zortéa. Ouça!
O colaborador como porta-voz da marca
O colaborador continuou como protagonista da palestra Revolucionando o varejo de luxo: uma conversa com Geoffroy van Raendick, CEO da Neiman Marcus: “O pertencimento dos colaboradores é o que passa a verdade da marca para o cliente”, diz van Raendick.
Geoffroy cita a cultura cuidado com o funcionário e conta sobre as práticas da Neiman, como entender que o pertencimento faz com que a retenção de talentos seja alta e que toda a equipe esteja unida para os desafios.
Variedade de produtos para aumento do fluxo de caixa
O painel com o Lee Peterson, Vice-Presidente Executivo da WD Partners e a Seana Strawn, Head of Retail Design da Ikea, tinha como pergunta chave: vender produtos de segunda mão pode gerar mais fluxo na loja?
O case da Ikea nos mostra que sim. A ideia já está em prática, e a grande diferença em relação a, por exemplo, um brechó normal, é gerar uma experiência de loja de produto novo. Tendo a mesma preocupação e cuidado com o cliente e o visual merchan.
A Gerente de Marketing do Sebrae RS, Débora Kryvoruchca traz o case da Incógnita de Ijuí onde roupas são vendidas, as clientes compram produtos novos e quando cansam de usá-los, devolvem o produto para loja. Com estes materias, teoricamente de segunda mão, as proprietárias fazem um brechó no andar de baixo da loja. Após o seu produto ser vendido a cliente recebe o valor em crédito para comprar novos produtos na loja do andar de cima. Uma resposta prática para a pergunta inicial do painel.
Tendências no varejo para 2023 por Michelle Evans
Por fim, a palestra Principais tendências globais de consumo para varejistas em 2023. Michelle Evans, Global Lead of Retail da Euromonitor trouxe cinco tendências para o varejo neste ano:
Automação autêntica;
Orçamentos ajustados;
Eco-economia;
Rotinas revividas;
Jovens disruptivos.
Quer acompanhar mais conteúdo especial, direto da NRF 2023? Participe do grupo de WhatsApp do Sebrae RS voltado ao varejo. Clique aqui.
Acesse também:
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: