Planejar para ter resultados: passo a passo para o sucesso da empresa

Especialista explica a importância do planejamento estratégico para os negócios e dá dicas de como acertar no curto, médio e longo prazo envolvendo as pessoas no processo.

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Quando um empreendedor decide iniciar um novo negócio, é preciso colocar sua ideia no papel e avaliar sua viabilidade. Para uma análise mais detalhada é indicado, inicialmente, elaborar um plano de negócios. Esse documento traz uma série de informações importantes para que o empreendedor verifique a viabilidade do negócio, utilizado também como referência para o plano inicial da empresa. Mas, além de ser feito no princípio, o planejamento estratégico deve ser um recurso constante para o sucesso.

“Planejar-se é indispensável para qualquer tipo de negócio, seja produto, serviço, indústria, agronegócio, porque o planejamento deve identificar e atingir um alvo desejado, um objetivo maior em si. Ele ajuda o pequeno empresário a se organizar, a aplicar as melhores formas de alcançar algo que almeja, ou seja, ser mais assertivo nas tomadas de decisão”, destaca Tania Gehlen, analista de relacionamento com o cliente da Regional Norte Sebrae RS em entrevista.

Como o planejamento ajuda o empreendedor a superar desafios

Quando revisado regularmente, o planejamento traz outros benefícios para o negócio. “Esse planejamento vai ajudar, inclusive, a evitar imprevistos pelo caminho, porque a gente sabe que sobreviver, hoje em dia, em um mercado altamente competitivo, requer preparo. Esse bom planejamento auxiliará o empresário a construir cenários, analisar dados, traçar metas e chegar a seus objetivos”, complementa Tania. Para a especialista, um bom planejamento deve contemplar longo, médio e curto prazos. Todas as metas traçadas para períodos curtos devem convergir com o longo prazo.

Para que um planejamento seja efetivo e garanta as metas e objetivos, algumas ações são essenciais. “O processo precisa que todos participem. Isso exige alinhamento e engajamento das equipes. Então é importante lembrar que entre um bom planejamento e o alcance das metas e objetivos, existem pessoas. E a gente sabe que quem faz acontecer são as pessoas”, salienta Tania. Além de planejar os próximos passos da empresa, será importante para o gestor colocar o que foi planejado em ação. Nessa fase, é importante exercer características empreendedoras, como atitude, iniciativa, busca por informações e o comprometimento com o que foi planejado.

pessoas trabalhando com post-its e canetas - planejamento estratégico

Erros comuns ao fazer planejamento e como evitá-los

Durante a entrevista, Tania aborda o passo a passo de um bom planejamento, bem como alguns erros cometidos pelos empreendedores durante esse processo. Um desses erros está relacionado com a comunicação sobre as ações que precisam ser desenvolvidas.

“Muitas vezes a empresa tem um bom planejamento, mas falta uma comunicação assertiva das suas ações. Seja internamente, para os colaboradores, seja externamente, para o mercado. Para executar o planejamento a curto e médio prazo e atingir planos a longo prazo, é necessário que as pessoas estejam sensibilizadas e conheçam o porquê de executar aquela tarefa no dia a dia”, observa Tania.

Outro erro comum é a empresa estabelecer uma visão, uma missão e objetivos que não sejam de fácil entendimento por todos. “Precisa ser algo prático, objetivo e atingível. Falando de metas, também precisa ser algo atingível, porque senão acaba até desmotivando a equipe”, ressalta. Uma dica da especialista é que o empreendedor busque envolver seus colaboradores na fase de elaboração do planejamento. “A partir do momento em que você envolve as pessoas, elas começam a se sentir parte daquilo, têm um sentimento de pertencimento. Então você consegue sensibilizar, engajar e motivá-las”, complementa.

Erros comuns ao fazer planejamento e como evitá-los

De acordo com Tania, existem diversas ferramentas que podem ajudar o empreendedor a fazer o planejamento de sua empresa. O indicado é que cada empresário ou gestor busque conhecer mais sobre essas ferramentas e identifique qual é a mais adequada ao perfil de seu negócio. Na entrevista completa, a especialista destaca a ferramenta 5W2H, indicada para a definição e o acompanhamento de tarefas eficazes; a análise SWOT, que ajuda a identificar pontos fortes e fracos do negócio; a metodologia Canvas, utilizada para o desenvolvimento de novos negócios, assim como para a reestruturação de negócios existentes; e a matriz BCG, que ajuda o empresário a analisar a lucratividade de seus produtos e serviços. “Esse olhar estratégico é bem importante para o empresário ser mais assertivo”, observa Tania.

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Sebrae
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