Estilos de liderança: saiba como escolher o melhor
Cada perfil influência de modos diferentes o ambiente de trabalho, o comportamento dos profissionais e o desenvolvimento das atividades profissionais.
Atualizado em: Leitura: 3 minutos
Todo negócio ganha vida a partir das pessoas que se empenham para buscar o resultado esperado. E toda equipe de pessoas merece ser liderada. Assim como todo líder merece conhecer as formas com que ele conseguirá liderar essa equipe.
Influências de liderança
Entre os diferentes estilos de liderança, estão estes quatro:
- Autocrática;
- Liberal;
- Democrática;
- Coaching.
Autocrática
O foco dessa liderança é no próprio líder. Na liderança autocrática, o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões, e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A figura do “chefe” se sobressai e as pessoas recebem ordens, com pouco espaço para questionamentos ou sugestões.
Características:
O líder autocrático costuma ser dominador, emitir ordens a espera de uma obediência cega dos colaboradores, além de ser temido pelo grupo – que só trabalha quando ele está presente.
Os grupos submetidos à liderança autocrática costumam apresentar um maior volume de trabalho, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade e, em função disso, costumam ter insatisfação, falta de motivação e uma propensão a gerar conflitos entre os colegas.
Liberal
Ao contrário da autocrática, este estilo de liderança tem ênfase no liderado. O líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo – participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo. Dessa forma, as pessoas tendem a exercer atividades mais intensas pela liberdade observada.
O líder só ajuda quando solicitado, confiando plenamente no trabalho do liderado. Ele parte do pressuposto de que os colaboradores são maduros o suficiente e estão aptos a desempenhar as suas tarefas, sem a necessidade de um acompanhamento constante. Por isso, com o passar do tempo, e sem a necessidade de prestar contas, o grupo tende a oferecer baixa produtividade e um certo individualismo no seu desempenho.
Características
O comportamento do líder é evasivo e sem firmeza. Os grupos que estão submetidos à liderança liberal não apresentam bom resultado quanto à quantidade e nem quanto à qualidade do trabalho.
Sinais da liderança liberal na equipe:
- Fortes indícios de individualismo;
- Desagregação;
- Insatisfação;
- Agressividade;
- Pouco respeito ao líder, que é ignorado pelo grupo
Democrática
Esse é um estilo de liderança interessante na gestão de qualquer negócio. Neste modelo, o líder se torna um facilitador do processo, ajudando os colaboradores a executarem bem as suas tarefas e priorizando um clima agradável de trabalho. Ele se preocupa com a execução do trabalho em si, mas também com a qualidade de vida e satisfação da sua equipe de trabalho.
Características
O líder é bastante participativo e atua para orientar o grupo, ajudando-o na definição dos problemas e nas soluções, coordenando atividades e sugerindo ideias. Ele interage bem com a equipe e com os indivíduos, encoraja a participação das pessoas e se preocupa igualmente com o trabalho e com o grupo.
Os grupos submetidos à liderança democrática apresentam boa quantidade e melhor qualidade de trabalho. Esse resultado ainda vem acompanhado de um clima de satisfação, integração, responsabilidade e comprometimento das pessoas.
Coaching
Este é um estilo de liderança bastante atual, onde a performance dos liderados está em foco. O líder exibe um verdadeiro interesse pelo aumento da performance dos seus subordinados, acompanhando a evolução de cada um, incentivando-os e dando feedback constantes para manter as pessoas motivadas e alinhadas em sua atividades.
Características:
O líder busca manter seus colaboradores sempre motivados, promove criar um ambiente de trabalho agradável, com um clima de cooperação e confiança e estimula uma visão positiva do futuro na equipe de trabalho, primando pelo desempenho de cada indivíduo.
Como escolher o tipo de liderança ideal?
Além desses quatro tipos de liderança, existe ainda a liderança situacional. Um gestor pode escolher um estilo de liderança de acordo com algumas situações. Essa liderança pode variar conforme:
- A tarefa a ser executada;
- As pessoas;
- A situação.
Na escolha por esse tipo de liderança, o foco está na maturidade do liderado em relação à uma determinada situação. Logo, o gestor eficaz tanto manda cumprir ordens como sugere aos subordinados a realização de certas tarefas, ou ainda os consulta antes de tomar alguma decisão.
O desafio está em saber quando aplicar cada estilo, com quem e em que circunstâncias.
Fonte: Texto original de Sebrae NA
Conheça aspectos importantes para desenvolver a sua liderança. Acesse nosso curso:
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: